É provável que nos últimos dias você tenha ouvido falar bastante sobre transformação digital. Afinal, a pandemia e todas as mudanças que vem ocorrendo no mundo tem forçado que muitas empresas realizem esse processo de transformação. Mas, o que é isso?
Muitas pessoas acreditam que a transformação digital se baseia simplesmente na implementação de uma nova tecnologia, mas as coisas não são bem assim. A transformação ocorrer quando se busca formas novas e inovadoras de fazer negócios com nos avanços tecnológicos.
Não basta apenas investir em ferramentas tecnológicas ou na TI do seu negócio. A transformação digital vai muito além disso e envolve todo o conjunto de uma empresa.
Como Niall McKeown explicou, a transformação digital é uma jornada estratégica e planejada que promove uma mudança/evolução da organização e para isso, se utiliza de ferramentas e dados que fazem sentido para o negócio.
Como a transformação digital acontece?
Se enganam aqueles que pensam que a transformação digital é algo recente, mas também não tem um ponto de partida determinado na história. Entretanto, é possível elencar alguns pontos que causaram grande transformação digital no mundo.
O surgimento da prensa em 1450, por exemplo, causou um tipo de transformação digital facilitando a impressão e distribuição de livros. Outro ponto de grande transformação foi com o surgimento da internet, que acelerou o acesso a informações e mudou toda a nossa forma de lidar com o mundo.
Mas vamos ao que interessa? Como ocorre a transformação digital? Como torná-la possível e real para o seu negócio? Quais ferramentas e soluções preciso adquirir/aderir?
Calma, antes de tudo esse processo de transformação começa pela estratégia da organização. Você quer expandir seus negócios? Fidelizar clientes? Fortalecer sua presença online? Aderir a soluções que melhorem a produtividade da sua equipe?
Tudo isso deve ser levado em consideração para então começar a tornar a transformação possível em seu negócio. O foco não é necessariamente em ferramentas e aparatos tecnológicos, mas sim no cliente (interno e externo).
Como assim? Para que isso seja possível é preciso ter um time engajado e dedicado. Além disso, é preciso se centrar nas necessidades do cliente para agir estrategicamente. De acordo com uma pesquisa realizada pela CEI Survey, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto/serviço se sua experiência durante a compra for melhor. E justamente por isso, a experiência do cliente é um assunto tão abordado.
O que é indispensável para a transformação digital?
Existem alguns pontos considerados cruciais para tornar essa transformação possível, pontos aos quais você deve se atentar, são eles: processos operacionais, modelo de negócio e experiência do cliente.
É na parte de processos operacionais mais especificamente, que as ferramentas tecnológicas entrem no processo, elas são uma parte de toda a equação. Existem inúmeras ferramentas possíveis que vão oferecer maior produtividade e lucro no seu negócio, por isso é importante encontrar aquela que melhor se adeque as necessidades do seu negócio.
A automatização, o uso de inteligência artificial, a robotização e o big data são apenas algumas das tecnologias possíveis. E é preciso esclarecer que esse processo não é exclusivo de grandes empresas, independente do tamanho, a transformação digital é para todos os nichos e tamanhos de empresa.
E o que o modelo de negócio tem a ver com tudo isso? Uma empresa que quer promover a transformação digital precisa ter um modelo de negócios estratégico que garanta a agilidade e inteligência do negócio. Isso porque o processo de transformação é constante e mudanças ocorrem a todo o tempo, por isso é preciso garantir que todas essas alterações não interfiram no desempenho do negócio.
Aliás, uma gestão orientada a dados é o que facilita todo esse processo e até por isso os dados tem se tornado tão relevantes para o desempenho de qualquer negócio.
Os dados são considerados o novo petróleo. “A diferença é que o petróleo vai acabar um dia. Os dados, não”, palavras do CEO da Mastercard, Ajay Banga.
Mas e quanto a experiência do cliente? Porque ela é tão relevante nesse processo de transformação digital? Ocorre que a transformação digital também interfere diretamente na vida dos clientes, eles estão mais conectados e mais exigentes. Estabelecer um bom relacionamento com o público do seu produto/serviço se tornou ainda mais importante. É por esse motivo que muitas empresas tem investido no que conhecemos como “customer experience” afim de gerar a melhor impressão e ao invés de ter simples clientes, transformá-los em “fãs da marca”.
Como implementar a transformação digital?
1. Automatize processos
O processo de automatização é menos complexo do que se imagina, existem várias possibilidades automação que podem cooperar para o desenvolvimento da sua empresa. A robotização não está diretamente ligada a esse processos, há inúmeras possibilidades de automatizar processos administrativos por exemplo.
Atualmente, existe uma infinidade de softwares que podem ajudar com isso. É possível automatizar a entrada de notas fiscais, o envio de e-mail marketing, o atendimento ao cliente e o controle de estoque e essas são apenas algumas das possibilidades.
2. Cloud Computing
A cloud computing possibilita que você armazene os dados da sua empresa de forma prática e rápida sem que você precise se preocupar com a infraestrutura ou com gastos com equipamentos.
Além disso, é um serviço acessível já que o consumidor só paga pela quantidade de armazenamento de que precisar. E claro, é também muito versátil o que permite que você trabalhe com os mais diversos sistemas operacionais, arquiteturas distintas e múltiplas linguagens.
3. Big Data
Sua empresa provavelmente produz centenas, não, milhares e milhares de dados. É muito importante manter esses dados, afinal, nós já aprendemos que isso vale muito não é mesmo?
Mas qual o destino desses dados? Bom, eles podem e são muito úteis para análises posteriores, o que também coopera para a rápida tomada de decisões. Como os dados dizem respeito a todo o negócio é possível utilizá-los para agir estrategicamente e melhorar o desempenho da empresa.
4. Business Intelligence
Sabe todos aqueles dados coletados pelo big data? Com o bussiness intelligence é possível analisá-los e o organizá-los da forma que você quiser. E não o BI não é a mesma coisa que o big data, a quantidade de dados utilizadas aqui é inferior ao que é coletado com o big data. Por isso, uma estratégia excelente é unir forças e utilizar as duas soluções!
5. Cultura de inovação
Toda a empresa precisa estar engajada na transformação digital, inclusive o time de TI deve estar por dentro de toda a estratégia de negócios para que a transformação ocorra de maneira coordenada e realista.
Afinal, como explicamos, não basta ter aparatos tecnológicos, o foco no cliente interno e externo é crucial.
Está em busca de implementar a transformação digital no seu negócio e precisa de apoio? Acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas, oferecemos inúmeras possibilidades e ferramentas para tornar essa transformação possível na sua empresa!
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