fbpx

5 informações que são indispensáveis no PCM3 min read

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

A sigla PCM significa “Planejamento e Controle da Manutenção” e funciona como uma gestão da área de manutenção da empresa. Algumas informações são indispensáveis na hora de garantir a eficácia desse plano e nós vamos te contar quais são!

A estratégia conta com um conjunto de medidas que visam programar, preparar e verificar os números da manutenção. Dessa forma é possível adotar medidas para solucionar os problemas encontrados. O PCM possibilita a localização de erros no sistema de produção e também aumenta o desempenho das máquinas.

Importância do PCM

A adoção do PCM aumenta o desempenho e reduz os desperdícios na empresa. DEssa forma é possível otimizar a gestão da manutenção e prever possíveis erros, tornando mais prática a tomada de decisão quando algo inesperado ocorrer.

O PCM ajuda os responsáveis a entender como as máquinas trabalham, com isso é possível direcionar os recursos e a mão de obra de forrma estratégica.

Para saber como implantar de forma eficazo seu PCM, conheça agora as 5 informações indispensáveis no PCM:

1 – Dados

Um dos grandes erros das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, é deixar para resolvê-los quando aparecem.

No PCM, a documentação das falhas é uma peça fundamental na hora de solucionar os problemas e prevenir futuros defeitos no sistema.

Por isso é fundamental criar uma técnica para colher as informações sobre o funcionamento e manutenção dos equipamentos. E as ordens de serviço podem ajudar a monitorar essas informações já que através deste documento é possível analisar o andamento das máquinas, além de verificar:

  • Erros;
  • Peças defeituosas;
  • Desempenho durante a produção;
  • E alguns outros dados relevantes para o seu reparo.

2 – Cronograma

O cronograma só pode ser estabelecido a partir das informações coletadas sobre os equipamentos e a linha de produção, por isso cada detalhe é tão importante para estruturar um bom PCM. O calendário define o fluxo das atividades e orienta quais ações devem ser tomadas.

3 – Paradas

Para um bom aproveitamento de todo e maquinário e da equipe, é necessário programar paradas de reparação.

O PCM trabalha com paradas programadas, onde é possível diminuir os prejuízos de uma parada inesperada.

Nesta etapa, são escolhidas datas e períodos do dia que são viáveis para reparar as máquinas.

4 – Instrumentação

No PCM, a documentação das informações é fundamental para o seu bom desempenho. Para isso, é necessária a utilização de algumas ferramentas para medir a “saúde” das máquinas da empresa.

A instrumentação ajuda na medição da vibração, temperatura e outros fatores que podem indicar um problema no funcionamento do equipamento. Ou seja, é extremamente importante para entender as necessidades do maquinário.

5 – Planejamento de Recursos

Nesta etapa, os gestores conseguem estimar o investimento necessário na hora da reparação dos equipamentos. A partir das informações colhidas nas outras fases, é possível saber o quanto será gasto com:

  • Peças;
  • Óleo;
  • Mão de obra;
  • Material;
  • E outras ferramentas necessárias.

O PCM atua na prevenção de grandes crises dentro da companhia e contribui para que os gestores possam ter maior controle sobre a linha de produção.

Com base nas informações fornecidas na primeira atribuição do PCM, é possível identificar quais equipamentos precisam de mais atenção, e quais os problemas recorrentes, que precisam ser vistoriados com maior frequência.

O plano de manutenção também ajuda os gestores a prever a deterioração dos equipamentos e prevenir erros no futuro.

Acompanhamento do PCM é crucial

Para que o PCM seja eficaz é preciso acompanhar cada etapa e analisar os indicadores de desempenho, isso irá garantir que o plano esteja de acordo com as demandas da empresa.

O acompanhamento auxilia os gestores a definirem os melhores planos para a corporação e também ajuda a destinar os recursos para as áreas com mais necessidade.

Com essas informações, já é possível entender a importância do PCM dentro de uma empresa. Quando bem aplicado esse plano traz inúmeras melhorias não só para o time de manutenção, mas para todo o negócio.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível ser estratégico e inclusive gerar economia dentro a área. Quer saber se o seu plano de manutenção é realmente efetivo? Então confira:

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.