fbpx

7 cuidados que sua empresa precisa ter ao escolher uma fábrica de software3 min read

Você está em busca de uma solução inovadora em software para atender as demandas da sua empresa? O conceito de fábrica de software está crescendo cada vez mais no mercado brasileiro e essa expansão tem suas vantagens e desvantagens.

Antes de contratar qualquer serviço para sua empresa é fundamental realizar uma pesquisa de mercado. Com as fábricas de softwares, não é diferente. Confira nossas dicas para saber como escolher a melhor empresa desenvolvedora de softwares para você.

1. Pesquise sobre o software que deseja adquirir

Em primeiro lugar, qualquer empreendedor sabe a importância da pesquisa prévia. Através das informações coletadas nesse primeiro período, você entrará em contato com os conceitos específicos da área de Tecnologia da Informação e irá se aproximar do mercado de fábrica de software.

A pesquisa inicial deve ser sobre o mercado de desenvolvimento de softwares em geral. Assim, você poderá ter uma visão mais clara sobre o que é uma fábrica de software e como esse serviço pode ajudar a sua empresa. Essas empresas têm enfoque exclusivo no desenvolvimento de sistemas informáticos com base na metodologia ágil e eficiente.

2. Defina requisitos essenciais

Se você está buscando uma fábrica de software é porque já sabe ao menos um pouco do que sua empresa precisa, certo? Então, esse é o momento para colocar tudo o que você quer no papel.

Precisa de controle de fluxo de caixa? Quer tabelas e gráficos informativos? Está em busca de um software mais dinâmico ou restritivo? Quais as principais características que você quer nesse sistema? Faça todas essas perguntas e veja aonde as respostas o levam.

3. Verifique os serviços disponíveis

Após estar familiarizado com o mercado de desenvolvimento de softwares e saber o que você busca em um sistema, chegou a hora de avançar. Você pode começar a comprar as fábricas que encontrou em sua pesquisa. Supondo que encontrou cinco fábricas que lhe agradam em um primeiro momento. Verifique quais são os serviços disponíveis em cada fábrica de software que chamou sua atenção, como os profissionais trabalham, quais os prazos e definições da desenvolvedora, etc.

Assim, será mais fácil descartar algumas que não possuem o tipo de desenvolvimento que você quer ou que não se adequem aos valores de sua empresa, por exemplo.

4. Peça referências e recomendações a terceiros

Pergunte para aquele amigo ou colega que já passou por um processo similar, quais suas recomendações. Em cada região do país, existem inúmeras fábricas de softwares, cada uma delas com suas peculiaridades. Além disso, algumas desenvolvedoras focam em setores específicos da indústria.

Ter o máximo de referências possíveis é sempre bom, especialmente para quem não entende muito de informática. Analise, principalmente, qual a melhor fábrica de software para você.

5. Defina seu orçamento inicial

A situação financeira de sua empresa também é importante. Não adianta encontrar uma fábrica de software que parece perfeita e depois perceber que seu orçamento não é compatível com a demanda da desenvolvedora.

Aconselhe-se com seu escritório contábil ou departamento de finanças e saiba qual valor sua empresa tem disponível para gastar em um primeiro momento. É claro, depois você pode requerer melhorias conforme for necessário e isso aumentará os custos. No entanto, é importante ter claro qual o montante inicial você está disposto a pagar. Quanto mais claro o briefing, melhor suas demandas serão atendidas.

6. Informe-se sobre o know-how da fábrica de softwares

Tendo todas as informações em mãos sobre o que você quer e quais as fábricas que se adequam as suas necessidades, é a hora de tomar algumas decisões. Conhecer o know-how da fábrica de software que lhe interessa é importante porque lhe dá mais clareza sobre o funcionamento da empresa. Veja os portfólios e sites das fábricas, verifique o que elas já desenvolveram e quais seus melhores produtos.

7. Conheça a equipe que trabalhará com seu projeto

Por último, mas igualmente importante, conheça as pessoas que trabalharão no seu projeto. Entre em contato com a fábrica de software que mais lhe agradou inicialmente e converse com eles. É importante fazer uma visita ao local e conhecer quem vai trabalhar no desenvolvimento do seu sistema. Assim, você pode ficar mais tranquilo e a parceria fluirá melhor.

Alguma dúvida? Quer solicitar um orçamento? Entre em contato conosco e responderemos o mais rápido possível.

Confira também: Fábrica de software: o que é e quando você deve terceirizar a produção de software para o seu negócio

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.