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7 formas de resolver as obstruções frequentes na sua TI2 min read

A área de TI da sua empresa tem encontrado dificuldade para entregar as tarefas diárias? Isso é comum, mas existem algumas saídas para este problema!

Sete soluções para problemas frequentes de TI

Neste período de desafios gerados pela pandemia do Coronavírus a digitalização de processos ganha cada vez mais importância. Diante da rápida evolução tecnológica, muitos programas e ferramentas passam a auxiliar as empresas.Com o crescimento da demanda por novas tecnologias os gestores precisam contar com um a setor de TI eficiente, que seja capaz de solucionar problemas com agilidade e propor melhorias.

Porém, a necessidade de rápida adequação ao momento, somada à criação de novos projetos, vem dificultando o trabalho dos profissionais. E por isso, muitos se sentem sobrecarregados.

Confira agora sete problemas que obstruem a equipe de TI e como resolvê-los.

1. Sistema inadequado

A falta de investimentos em TI pode tornar os processos obsoletos. Softwares menos robustos e pouco confiáveis geram uma resposta lenta e com maior possibilidade de falhas.

Implemente uma arquitetura ágil para aumentar a eficiência da sua equipe. Isso possibilita a inclusão de novas aplicações e melhorias, de acordo com as demandas dos clientes.

2. Gerenciamento ineficaz

A equipe deve ter tarefas bem definidas para que as metas sejam alcançadas. Cabe ao gestor fazer a padronização dos processos, reduzindo falhas e o retrabalho. Estruture um bom workflow, ou seja, faça um controle adequado do fluxo de trabalho.

3. Treinamentos insuficientes

Os profissionais devem acompanhar as novas tecnologias do setor e as mudanças ocorridas nas atividades dos clientes para garantir um atendimento de qualidade.

Por isso é importante organizar um programa contínuo de qualificação, para que os colaboradores estejam aptos a resolver problemas e possam agir com proatividade. Principalmente porque no mercado da TI tudo evolui muito rápido e é preciso estar atento a todas essas mudanças do mercado.

4. Ineficiência na segurança

A falta de gestão plena de segurança coloca em alerta a operação. Para evitar esse problema crie regras e normas que minimizem os riscos de ataques cibernéticos, vírus e invasão de hackers, entre outros. Ter especialistas na área e investir em ferramentas de automação pode solucionar algumas falhas geradas na segurança do setor.

5. Insuficiência de dados

A desinformação sobre indicadores de TI pode trazer dificuldades na realização de tarefas e em ajustes operacionais. O uso de dashboard, ou seja, um painel com dados sobre rotinas, métricas, metas e prazos pode auxiliar o gestor na identificação de problemas e na tomada de decisão para a busca de melhorias junto à equipe.

6. Uso de ferramentas ineficazes

A empresa deve adotar soluções tecnológicas capazes de atender às necessidades dos técnicos e analistas de TI, dessa forma será possível garantir um trabalho fluido.

Para melhorar o nível de produtividade, opte por ferramentas para o monitoramento de infraestrutura, scripts e softwares de automação operacional, cloud computing e de comunicação e gestão integrada.

7. Terceirização de rotinas

Muitas vezes a equipe de TI perde muito tempo dando suporte a outras áreas, tendo muitas interrupções ao longo do desenvolvimento de projetos. Investir em outsourcing pode ampliar a capacidade do setor, possibilitando um fluxo de trabalho mais ágil e eficiente.

Precisa de ajuda com a gestão de TI? Conte com um service desk para gerenciar incidentes e serviços, focando no atendimento aos clientes. Por meio de uma central de suporte é possível verificar e aprimorar atividades, além disso, é possível também monitorar processos para resolver problemas e eliminar obstáculos produtivos.

Saiba mais sobre o serviço no nosso site.

Leia mais sobre: 5 motivos para contratar o serviço de service desk 

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