fbpx

7 vantagens em um aplicativo de manutenção industrial4 min read

Softwares de manutenção industrial são muito famosos, mas você sabia que é possível ter resultados tão bons quanto com um aplicativo de manutenção?

Um bom plano de manutenção é indispensável para obter bons resultados na indústria, e com a ajuda de um aplicativo de manutenção industrial é possível melhorar mais ainda o desenvolvimento da área. Mesmo que cada empresa tenha suas necessidades específicas, listamos aqui algumas vantagens e benefícios que são comuns para todas as companhias que utilizam apps, como o ITSS PM RUN, para auxiliar a gestão. 

1. Otimização das horas trabalhadas 

O tempo economizado em deslocamentos e criação de relatórios, por exemplo, pode ser aplicado em tarefas que impactam diretamente a produtividade, otimizando as horas trabalhadas. 

Mas como se economiza com os deslocamentos? Bom, com o aplicativo de manutenção o colaborador não precisa ficar indo e vindo para buscar ferramentas. Também não perde tempo no pátio procurando qual máquina precisa ser analisada.

2. Interface simples e intuitiva 

A maioria dos apps de gestão da manutenção possuem interface simples, para facilitar a utilização de usuários avançados e profissionais pouco habituados à tecnologia. Aliás, seu funcionamento, se assemelha à outros softwares de gestão de projetos e gestão financeira.

3. Compartilhamento de imagens e documentos

Sabe aquela história de que uma imagem vale mais que mil palavras? Então, sabendo disso, tente descrever uma falha crítica em um equipamento complexo e você vai perceber que pode precisar de mais que o dobro para isso. E é por isso, que os aplicativos de manutenção industrial anexam fotos e outros documentos às mensagens, para facilitar o entendimento da situação registrada no sistema.  

4. Rapidez na identificação de ativos

É provável que você já pague suas contas com celular ou que já tenha utilizado a câmera dele para fazer a leitura de alguma informação por trás de um QR Code. O mesmo pode ser feito com os componentes, ferramentas e máquinas da sua empresa, evitando enganos e imprecisões. 

6. Segurança de dados 

Homem utilizando aplicativo de manutenção

As empresas que fornecem os aplicativos de manutenção, precisam garantir a segurança dos dados armazenados em nuvem e a integralidade dos programas. A troca de informações é mais segura que os métodos tradicionais e antiquados. 

5. Custos acessíveis 

Uma boa solução móvel para gestão da manutenção pode ser customizada, ou seja, pode ter mais ou menos recursos de acordo com a necessidade da sua empresa, o que influencia no seu preço. Os melhores fornecedores desenvolvem versões para pequenas, médias e grandes companhias. 

6. Monitoramento em tempo real 

Homem utilizando aplicativo de manutenção na fábrica

Com um aplicativo móvel, você fica sabendo, em tempo real, o que acontece na linha de produção e como os técnicos estão executando o trabalho dentro da empresa. 

ITSS PM RUN: controle a manutenção pelo celular ou tablet 

A ITSS Tecnologia possui uma solução mobile para auxiliar as empresas que desejam melhorar a gestão da manutenção. Chamado de ITSS PM RUN, o aplicativo de manutenção, que pode ser baixado na Google Play e na App Store, conecta-se à plataforma PM (do ERP SAP), ele pode ser implantado em empresas de qualquer setor e qualquer porte. 

Com um tablet na mão, os funcionários podem registrar ordens de serviço para manutenções imediatas, por exemplo, assim que detectam um problema. Eles podem se comunicar com outros membros da equipe e trocar imagens e documentos para facilitar o reparo. O ITSS PM RUN também pode ajudar na consulta dos materiais necessários para a assistência e a consulta no estoque, agilizando a realização da tarefa. 

7. Business Intelligence 

Uma das funcionalidades mais interessantes do aplicativo é a geração de gráficos de Business Intelligence (BI). 

Através de um dashboard simplificado, técnicos e gestores podem extrair informações sobre a produtividade da equipe, tempo gasto na manutenção de determinado ativo, reincidência de reparos e produtividade, entre outras. Isso é algo valiosíssimo para que novas estratégias possam ser traçadas ou melhoradas. 

O que o ITSS PM RUN faz? 

Agora que você já entende como funciona um aplicativo de manutenção, que tal compreender melhor a solução da ITSS Tecnologia?

De acordo com Rafael Poli, consultor SAP PM da ITSS Tecnologia que trabalha há 11 anos com softwares de manutenção industrial, apesar da grande quantidade de fornecedores de soluções para manutenção industrial ele vê um problema se repetindo. 

“O problema hoje é a entrada de dados confiáveis no sistema que vai organizar os ativos imobilizados na empresa e torná-los disponíveis. Muitas empresas não conseguem analisar e reduzir as quebras porque não há um histórico confiável. E é justamente isso que o ITSS PM RUN propõe”. 

Quais as funcionalidades do ITSS PM RUN?

O aplicativo dinamiza e potencializa o PCM de qualquer empresa, automatizando algumas ações e agilizando outras. Entre as funcionalidades do ITSS PM RUN, vale destacar: 

  • Direcionamento remoto das ordens de serviço
  • Registro de avarias encontradas durante a rota de inspeção 
  • Otimização do deslocamento de funcionários dentro da planta 
  • Geolocalização de execução 
  • Chat interno 
  • Geração de gráficos de desempenho 
  • Dashboards de gestão customizáveis 
  • Agendamento de manutenções preventivas

Como você pode notar a Indústria 4.0 é um fenômeno irreversível que tem nas tecnologias disruptivas seus principais pilares. As oportunidades trazidas por essa revolução podem ser aproveitadas por empresas de qualquer porte. Entre as várias ferramentas que surgem nesse contexto, os softwares de manutenção industrial destacam-se como diferenciais competitivos, ajudando a aumentar a disponibilidade dos ativos e a produtividade. 

Gostou desse conteúdo? Então você também vai gostar deste: Conheça 5 maneiras de economizar com um aplicativo de manutenção.

A sua empresa já possui um app móvel para automatizar a manutenção? Deixe sua dúvida ou seu comentário para que possamos crescer juntos! 

Se você deseja saber como a rotina de inspeções e reparos da sua fábrica pode ficar mais fácil e eficiente, solicite uma demonstração do ITSS PM RUN agora mesmo!

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.