Atualmente, os ciberataques são uma infeliz realidade para empresas do mundo todo. Não apenas as grandes corporações, como também os empreendimentos de médio e pequeno porte voltaram seus investimentos para tecnologias de controle de dados, a fim de proteger os negócios de qualquer sinal de vulnerabilidade.
Em tempos de conectividade e Indústria 4.0, a troca de informações e análise de dados tornaram-se ferramentas estratégicas para aprimorar tanto a performance operacional, quanto o caráter competitivo das empresas no mercado.
Ainda assim, erros de segurança como falta de monitoramento e atualização de softwares, e a inexistência de políticas internas que contemplem as diretrizes e regras de uso, continuam prejudicando financeiramente as grandes corporações.
Gigantes como Google, British Airways e Facebook já tiveram seus nomes envolvidos em escândalos que envolvem a falta de controle de dados.
Por isso, elencamos, a seguir, 9 dos maiores problemas que a falta de controle de dados pode causar ao seu negócio.
1. Perda da confidencialidade
Em primeiro lugar, o afrouxamento do controle de dados representa um enorme risco para as empresas, no que diz respeito à quebra de sigilo de informações confidenciais sobre contratos, transações e processos internos.
Uma vez que estas informações são vazadas, todas as partes envolvidas, incluindo importantes parceiros comerciais, ficam expostos e vulneráveis a possíveis escândalos. Eventualmente, novos investimentos, projetos e parcerias podem ir por água abaixo.
2. Custos com a recuperação de dados
Falta de controle de dados gera sérios problemas financeiros para as empresas. Recuperar dados perdidos por ataques virtuais envolve a liberação de recursos e gastos imprevistos, que podem causar rombos no orçamento.
3. Pagamento de multas
Outro risco financeiro com a perda de dados é o pagamento de multas por danos morais.
Posto que informações pessoais como nome, endereço, e-mail e dados de cartão são, muitas vezes, divulgados nesse tipo de vazamento, as empresas se vêm obrigadas a assinar acordos e indenizar clientes e usuários prejudicados.
4. Perda de clientes
Conforme já mencionamos, o controle de dados, quando precário, coloca em xeque a confidencialidade das negociações com clientes importantes.
Com isso, os níveis de credibilidade e confiabilidade da empresa responsável diminuem, gerando desconfiança no mercado e tornando-se um obstáculo para a área de novos negócios.
Consequentemente, a empresa enfrentará dificuldades nos relacionamentos comerciais e na fidelização de clientes.
5. Reputação em risco
Os valores de uma marca são, hoje em dia, um dos critérios mais importantes para assegurar receptividade e relevância. Mesmo as grandes corporações precisam zelar por seus valores e transmiti-los com transparência ao público.
No entanto, quando têm seu nome atrelado a problemas com controle de dados, as marcas passam a ser associadas a valores negativos, perdendo a confiança de seus consumidores. É o caso, por exemplo, do Facebook que em dezembro de 2019 foi alvo de hackers que tiveram total acesso às contas de usuários.
Na época, 267 milhões de pessoas tiveram seus logins expostos na internet. No entanto, esse não foi o primeiro ciberataque da empresa. Ainda em 2019, em setembro, números telefônicos vinculados às contas de mais de 400 milhões de usuários também foram vazados.
6. Dificuldade na análise de desempenho dos negócios
De suma importância para o planejamento estratégico, a análise de dados demonstra importantes indicadores de desempenho, como:
- Produtividade;
- Rentabilidade;
- Resultados de Marketing;
- Entre outros.
Dessa forma, as empresas podem corrigir processos e entender melhor a dinâmica do mercado, antecipando acontecimentos e oportunidades.
Sem o controle de dados, a análise mercadológica fica prejudicada, trazendo desvantagem competitiva para os negócios.
7. Falta de controle de processos
Quando os softwares de gestão informatizada são mal utilizados, os gestores podem levar horas ou até dias para acessar os dados perdidos. A indisponibilidade dos indicadores apreendidos na análise de dados coloca em suspensão o andamento de projetos.
Assim, todo o planejamento estratégico e os resultados esperados ficam comprometidos.
8. Cancelamento de produtos e serviços
Em 2018, o Google+, rede de relacionamentos da Google, teve que ser cancelado antes do previsto, por problemas com o controle de dados. Uma falha no software do Google+ expôs dados de perfis de 500 mil usuários. A rede social, que já não era tão utilizada, foi amplamente rejeitada pelo público e cancelada em abril de 2019.
9. Exposição de colaboradores
Por fim, mas não menos importante, a falta de controle de dados, além de abrir informações corporativas sigilosas, pode também divulgar dados pessoais de seus colaboradores. O que pode prejudicar o clima organizacional e expor, desnecessariamente, aqueles que são a engrenagem por trás dos negócios. Por isso, invista em softwares e assistências de TI que protejam suas informações para garantir o sucesso de seu negócio.
Quer entender melhor sobre a gestão de dados e de processos? Então confira: 9 sinais de que sua empresa precisa evoluir sua gestão de processos