Gestão de processos é uma área da empresa que precisa estar em constante atualização. Isso, porque é essa gestão a responsável pelo impacto produtivo dos colaboradores.
Contando com um sistema de gestão de processos ultrapassado, o relacionamento interno e externo da empresa não consegue mais acompanhar as demandas e os anseios que o mercado coloca como desafio. O que faz com que essas empresas, percam espaço para a concorrência.
Quer saber se sua empresa é uma dessas que está perdendo para a concorrência? Então, confira agora 9 sinais que sua empresa precisa evoluir na gestão de processos.
1. Grande índice de reclamações dos clientes
O cliente faz parte do sucesso da sua empresa. Isso faz com que consumidor final do seu produto se torne o principal avaliador da gestão de processos da sua organização. Por isso compreender suas necessidades dele se torna cada vez mais fundamental para o sucesso do seu negócio.
É a partir da sua demanda que a empresa consegue se estruturar para tirar dúvidas e resolver os problemas que podem surgir. Se mesmo assim, reclamações continuarem a aumentar, este é um forte indicativo de que os colaboradores não estão compreendendo bem seu próprio cliente.
Isso pode existir por vários problemas, mas o principal deles é a falta de um sistema atualizado que permita que o gestor possa fazer uma análise mais profunda do perfil dos seus clientes.
Sem isso, sua a empresa perde muito tempo em busca de uma solução realmente benéfica àquele consumidor, fazendo a sua relação com a marca não ser positiva.
2. Pouca visibilidade das operações do dia a dia
Se o gestor da sua empresa não consegue tomar decisões importantes, o problema pode estar na sua capacidade de avaliação. Empresas que não mantém sua gestão de processos alinhada com as demandas podem ter um péssimo planejamento de trabalho e isso causa problema para todos envolvidos no processo.
A pouca visibilidade das operações faz com que os colaboradores exerçam funções, muitas vezes, diferentes do que foi proposto. Com isso, sua empresa pode ser prejudicada quanto ao rendimento da sua equipe.
3. Atraso no fechamento da contabilidade
A demora do fechamento da contabilidade pode se dar pela falta de informações dadas a gestão de processos. Sem essas respostas, o gestor não consegue criar estratégias para as próximas ações da empresa e isso deixa a capacidade produtiva de qualquer negócio para trás.
4. Sistemas com dados manuais
Caso a sua empresa ainda tenha uma gestão de processos baseada em um registro manual de dados, a organização pode sofrer com um modelo de trabalho ultrapassado e sem benefícios financeiros ao empreendimento.
Um sistema desatualizado faz com que os colaboradores não consigam se qualificar em outras habilidades e não fornecem tarefas que podem auxiliar no crescimento da empresa.
Além disso, também é importante considerar o tempo que se perde para o registro de todas suas atividades, manualmente.
5. Falta de manutenção de dados
Para que uma empresa se destaque no mercado empresarial, a mesma deve seguir um registro dos seus dados internos e externos que serão divulgados em um balanço mensal ou anual.
Se a gestão de processos se baseia em intuições ou achismos, é um grande sinal de que a empresa precisa urgentemente atualizar este setor. Como saber se há algo melhorar e o que é este algo, se não existe nenhum dado ou registro (fiel) que possa indicar isto?
6. Múltiplos sistemas de ERP
Muitas empresas comentem o erro de contratar diferentes sistemas para operarem em diversas áreas da organização.
Em curto prazo, essa solução pode parecer benéfica. No entanto, o risco de os sistemas apresentarem falhas é bem maior, E devido a falhas no sistema, há uma grande possibilidade de perda de dados, o que aumentaria a demanda por tarefas manuais. Quando isso ocorre, perde-se o foco nas demandas que deveriam ser mais importantes.
7. Estruturas organizacionais verticalizadas
Deixar o poder de decisão com apenas alguns profissionais mais experientes pode gerar uma grande falha na comunicação dos demais colaboradores. Afinal, todos eles precisam de informações e alguma autoridade para dar sequência as suas demandas.
Um sistema ao qual todos tenham acesso, vai permitir que todo o processo da empresa seja mais transparente. Isso com certeza, irá contribuir para a melhor comunicação entre os diversos setores do seu empreendimento.
8. Mentalidade de punição
Caso a gestão de processos da sua empresa busque apenas os colaboradores que estão errados e não tente compreender as causas das falhas, são grandes as chances de a organização performar mal perante o mercado empresarial.
Aqui vale aquele velho ditado “dar murro em ponta de faca”. Se você não buscar o problema, o real causador dessa dor para sua empresa, isso irá afetar a produtividade do seu colaborador. Além disso, o gestor continuará lidando com o problema e sua capacidade de solucioná-lo estará cada vez mais reduzida.
9. Soluções pontuais para clientes
É comum que ao receber pedidos de troca por produto defeituoso, a empresa seja pontual ao problema apresentado.No entanto, é importante que a gestão de processos realize uma ação efetiva de avaliação do produto, de modo a encontrar as causas que levam ao problema.
Não seria o caso de pensar em uma otimização do seu produto? Uma readequação para que ele performe melhor no mercado? Com isso, além de oferecer um produto com maior qualidade, as reclamações e os pedidos de troca darão espaço para elogios e confiança do cliente com a marca.
Agora você entende a necessidade de realizar uma boa gestão de processos? Diante do que expomos, é provável que sim. E se você precisa de uma solução tecnológica para lidar com a gestão do seu negócio, entre em contato com um de nossos especialistas, eles com certeza, irão prover uma boa solução para o seu negócio!