fbpx

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial2 min read

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

A manutenção industrial é o que mantém o funcionamento do ciclo operacional de uma empresa. No entanto, com o fluxo diário é possível que seu conjunto de ações apresente falhas sem um bom planejamento.

É nesse sentido que as metodologias ágeis podem ser úteis. Isso porque elas são estratégias criadas pelo setor tecnológico com o foco principal de otimizar a gestão de projetos, de modo que sejam mais ágeis e eficientes.

Por isso, saiba quais são os princípios dessa abordagem e entenda como é possível implementá-los no dia a dia da manutenção industrial.

Quais são os princípios das metodologias ágeis?

As metodologias ágeis se baseiam em aspectos importantes como: rapidez, comunicação, eficiência e flexibilidade. Dessa forma, é um conjunto de ações e ferramentas focadas nas entregas em menor escala e com mais agilidade. Ou seja, o objetivo é o de otimizar a produtividade com a divisão das entregas em menores partes. Isso possibilita o melhor funcionamento do projeto a cada entrega realizada.

Nesse sentido, o Kanban e o Scrum são os principais exemplos da utilização desses princípios para a organização de etapas do processo operacional de um projeto.

O Kanban, por exemplo, utiliza um sistema de cartões coloridos para especificar as etapas e tarefas do projeto. Já o Scrum, divide os projetos em ciclos e forma equipes com integrantes direcionados para cada etapa.

Como implementar as metodologias ágeis na manutenção industrial?

A filosofia das metodologias ágeis é indicada para projetos que lidam com riscos e imprevisibilidade. Assim como na manutenção industrial, onde é preciso manter as condições dos meios de operação com estratégia e eficiência.

Para sua implantação, considere os seguintes aspectos:

Planejamento

É fato que um bom planejamento é importante para toda ação dentro de um setor, principalmente na manutenção industrial, cujas ações podem estabelecer a vida útil dos meios operacionais.

Portanto, para essa etapa é preciso considerar todos os processos operários e equipamentos utilizados. Inclusive aqueles que envolvem a prevenção de possíveis aparições de problemas em seu funcionamento.

Esclareça objetivos e método

É possível escolher um método para implantar a filosofia das metodologias ágeis, como o Kanban e o Scrum que podem ser fortes aliados na otimização dos processos de manutenção.

Após isso, é muito importante que seus objetivos estejam esclarecidos e que a equipe de manutenção entenda sua importância para a melhor capacitação produtiva das operações.

Organize a equipe

Outro fato importante é justamente saber organizar a equipe, de modo que cada integrante seja direcionado de acordo com sua qualificação.

Além disso, a equipe precisa estar alinhada aos objetivos propostos, às suas funções e atentos à colaboração participativa, uma vez que a interação entre os pares é um fator importante para a comunicação.

Dê suporte

Por falar nela, a comunicação é um aspecto importante para as metodologias ágeis, portanto, é necessário construir um ambiente em que haja esse tipo de suporte interno entre o time e a liderança.

Um modo de fazer com que isso funcione é por meio das reuniões periódicas, pois permite que haja interação e alinhamento necessário durante toda a execução do projeto, o que possibilita que todos estejam bem informados.

Busque apoio na tecnologia

Por fim, as metodologias ágeis foram criadas por um grupo de programadores, então é possível compreender que a tecnologia contribui para a sua aplicação tanto na manutenção industrial, como em outros setores.

Ou seja, vale a pena buscar o apoio de softwares de gestão de manutenção, por exemplo, que podem facilitar no planejamento e acompanhamento de todo o processo de operação das etapas até o objetivo final.

Leia mais sobre como a tecnologia pode apoiar sua equipe de manutenção em: 7 vantagens em um aplicativo de manutenção industrial

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.