fbpx

Cinco dicas para aumentar o seu fluxo de caixa2 min read

Ao longo do tempo as empresas enfrentam diversos desafios, dentre os mais importantes destacamos a condução do fluxo de caixa. A análise do fluxo de caixa te ajuda a identificar os diversos ciclos do seu negócio, pois ter um fluxo irregular pode comprometer todas as suas finanças.
 

 
Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o seu fluxo de caixa:
 

Não descuide do seu faturamento

O faturamento sempre deve ser tratado com prioridade. Acompanhe e negocie os pagamentos para que eles sejam distribuídos em datas regulares e não deixe acumular valores até a conclusão dos seus contratos.
 

Retenha a sua base de clientes

Tente atrair e manter os seus clientes. Realize negociações que possibilitem a antecipação dos pagamentos. Receber rapidamente, com certeza torna o fluxo de caixa da empresa melhor, pois você terá mais capital disponível. Tenha também um cronograma dos recebíveis, isso permitirá que você controle as contas a receber e possibilita agir imediatamente sobre as contas vencidas.
 

Sempre negocie com os seus fornecedores

Quem negocia sempre consegue descontos. Estipule metas para negociação e examine periodicamente todas as despesas da sua empresa, algumas delas podem ser renegociadas e isso pode garantir uma boa economia.
 

Controle as finanças da sua empresa

Tão importante quanto o faturamento é acompanhar todas as finanças de um modo geral. É fundamental que o dinheiro não fique parado e que a empresa mantenha um relacionamento próximo com as instituições financeiras, procurando as melhores oportunidades e bons produtos para investir.
 

Cuide do seu estoque

Controle seu estoque, e tenha o controle para suprir o seu contingente de produtos, pois deixar de faturar por falta de insumos é um erro gravíssimo.
 

 
Estas são algumas dicas para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Tome nota, analise-as e faça as adaptações necessárias de acordo com a sua realidade, logo você perceberá a diferença.
É possível fazer todo o controle do fluxo de caixa em planilhas, porém elas sempre serão um quebra galho. O ideal é ter um controle mais dinâmico, realizado por um software que irá facilitar a análise da sua situação empresarial, além de te ajudar a planejar o futuro.
Com o software você terá os seus dados reunidos em um só lugar, de forma segura e com atualizações sincronizadas de todos os outros departamentos. Mais do que otimizar o seu dia a dia você consegue visualizar as suas movimentações financeiras e fugir do prejuízo.
Compartilhe conosco quais são os seus maiores desafios quando o assunto é fluxo de caixa?

Mais artigos para você

Squads as a service: entenda como funciona esse novo modelo de trabalho

Já ouviu falar sobre o squad as a service? Trata-se de um novo modelo de trabalho para desenvolvimento de projetos de forma ágil. Conheça mais sobre!

Comunicação Interna: Exemplo de 8 ações para torná-la mais efetiva

Nem toda empresa possui um time focado na comunicação interna, apesar de o mesmo ser estritamente importante, em todo e …

O que é manutenção? Entenda a importância da área para o futuro da indústria 4.0

Se você está em busca de compreender melhor o universo industrial, é provável que já tenha se perguntado sobre o …

O que é Lean Manufacturing: reduza os desperdícios e aumente o lucro da sua fábrica

Se você é da área da manutenção já deve ter se perguntando sobre “o que é lean manufacturing” e nós …

Gestão de ativos: entenda porque a confiabilidade é tão importante

Para manter as atividades fluindo adequadamente, uma produção contínua e garantir a produtividade de todos os colaboradores, é preciso que …