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Implementando o método Scrum na TI9 min read

O Scrum é um framework muito utilizado por equipes de desenvolvimento. Com ele é possível agilizar processos e obter o melhor resultado da sua equipe!

Você já ouviu falar sobre? O método Scrum tem se tornado muito popular entre as equipes de desenvolvimento e nós vamos te contar o porquê.

O mercado é repleto de pressão por projetos que tenham inovação, qualidade, agilidade, o que significa maior empenho e prazos cada vez menores. Empresas de Tecnologia da Informação (TI) lidam projetos complexos que demandam planejamento, foco e ações assertivas. Suas operações são incertas e possuem um fluxo de trabalho intenso. Aqueles profissionais que desenvolvem software têm ao seu dispor práticas e métodos que podem os ajudar a melhorar a qualidade da entrega.

É por isso que as metodologias ágeis estão sendo cada vez mais utilizadas nas empresas: elas se propõem a entregar resultados assertivos em curtos espaços de tempo. Gerenciar todos os afazeres para que tudo seja entregue dentro do prazo marcado não é uma tarefa simples. Por isso é fundamental que a equipe à frente da área possa visualizar panoramicamente todas as etapas do processo.

Dessa forma, para se manter dentro das tendências e metodologias, o responsável pelo departamento não deve apenas focar em entregar as melhores soluções para o mercado, como deve também conduzir a equipe e traçar estratégias de desenvolvimento criando um modelo de negócio que fuja do convencional.

Um exemplo: você já ouviu falar em Sprint? Hoje este artigo tem como objetivo dissertar a respeito do método que envolve esta etapa do desenvolvimento e como aplicá-lo na rotina desses profissionais.

O que é a metodologia scrum?

Scrum é um framework estrutural criado originalmente para ser utilizado em desenvolvimento de software, no entanto tem sido incorporado em diversas outras áreas. Seu princípio básico é a percepção de que o gerenciamento de projetos extrapola o conhecimento técnico e se estende para a análise detalhada das experiências anteriores.  Esse histórico será o embasamento para evitar a repetição de ações que não deram certo e indicar os próximos passos.

Trata-se de uma metodologia que tem como principal função o gerenciamento de atividades complexas, auxiliando gestores a trabalharem dentro do prazo, de orçamentos predeterminados, por meio da entrega de produtos de qualidade que atendam às necessidades dos clientes.

O modelo, inserido na metodologia ágil, tem sido largamente adotado dentro das organizações. Isso se deve, em grande parte, à sua alta performance na condução das equipes de trabalho, auxiliando na redução de ocorrência de inconsistências e adiamentos.

E por que funciona? A explicação de sua assertividade está em sua estruturação, baseada em um cronograma ágil, e na divisão das etapas do projeto em fases com duração até quatro semanas, caracterizado como um processo interativo de desenvolvimento, chamado de Sprint.

O que é Sprint?

De forma bem resumida, Sprint seria cada uma das etapas dentro de um projeto suportado pelo método Scrum, determinadas em espaços de tempo definidos, que podem variar de duas a quatro semanas.

O conceito é fundamental dentro do Scrum, sendo um dos pontos-chave. É onde os demais eventos do projeto serão discutidos, seus avanços, as melhores soluções para então obter o produto final, ou parte dele.

Dentro dos sprints devem estar inseridos direcionamentos e um conjunto de requisitos básicos que serão seguidos pelos desenvolvedores do projeto. Traçar metas é imprescindível, uma vez que essa prática impõe um ritmo acelerado de execução, trazendo mais engajamento e produtividade a todos aqueles que estão atuando na atividade.

O que é de fato relevante no Scrum?

Monitorar o andamento de cada etapa da gestão faz com que o projeto se torne mais visual, um dos ganhos do método. Algumas empresas acham complicado acompanhar a evolução do projeto, de forma que não conseguem identificar nem mesmo em que fase está seu desenvolvimento.

Ao utilizar o Scrum, há flexibilização dos prazos para toda a equipe, evitando que o resultado do projeto seja afetado por possíveis imprevistos fazendo com que ele seja feito de última hora sem a qualidade necessária. É possível preparar um método mais realista para solucionar estes obstáculos, sem a necessidade de excesso de trabalho e estresses dispensáveis.

O Scrum traz uma outra vantagem: a valorização do esforço em equipe por se basear na divisão minuciosa das etapas do trabalho com cada colaborador designado, tornando as atividades mais coletivas.

Scrum e TI

Como já dissemos, o Scrum é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software. É fundamentado na divisão de ciclos de tempo bem definidos, os Sprints mencionados acima, em que os esforços são dedicados a alcançar objetivos bem claros.

Projetos de desenvolvimento são complexos, demorados e exigem o máximo de atenção para não gerar retrabalho. Dessa forma, deve-se focar para diminuir a existência de atritos no decorrer do processo. O método permite que as equipes sejam fracionadas e multidisciplinares, gerando mais independência e descentralização dos processos na tomada de decisão.

Assim é possível que as atividades sejam entregues muito mais rapidamente. Abre, também, a possibilidade de que projetos robustos sejam fragmentados em iniciativas menores, facilitando a realização em partes e possibilita a realização de avaliações periódicas. Trata-se, ainda, de uma maneira de diminuir o tempo de entrega, e, principalmente, aumentar a eficiência dos processos de desenvolvimento.

Esta forma de atuar e apresentar resultados é importantíssima para auxiliar na produtividade, principalmente em ambientes que possuem limitação de investimentos em grandes empreitadas.

As empresas têm aumentado o uso do Scrum e o método vem se tornando cada vez mais importante para elas. Já é utilizado na rotina de várias outras áreas, que notaram o valor do framework e aplicam seus conceitos na linha de produção.
Pela sua flexibilidade, pode ser adotado em partes e ser ajustado de acordo com os costumes de cada empresa. Na verdade, há uma série de práticas e valores que oferecem a base principal para que as empresas implementem suas condutas específicas, sendo totalmente customizado e exclusivo para cada negócio.

Benefícios da metodologia

As metodologias ágeis têm sido cada vez mais utilizadas pelas organizações, e no desenvolvimento de produtos de TI não tem sido diferente. Isso, claro, tem uma razão de ser. Os ganhos são vários: maior satisfação de clientes e aumento da agilidade nos processos. O Scrum também tem servido de pilar para que empreendedores possam lançar, no mercado, produtos e serviços com características inovadoras em um curto espaço de tempo.

Seus conceitos mostram o porquê de a metodologia ser tão assertiva atualmente: A possibilidade de aplicações é enorme, os seus benefícios não se estendem apenas ao ambiente de trabalho.

Com a finalidade de agilizar entregas, a estrutura pode ser adaptada para a implementação na gestão de TI.

Confira algumas de suas vantagens:
  • Agilidade — como parte integrante das metodologias ágeis, um de seus principais benefícios é a velocidade para a entrega de tarefas;
  • Motivação — como todos os envolvidos fazem parte das decisões e são voz ativa nas reuniões, os colaboradores tendem a ficar mais motivados;
  • Visualização — todas as tarefas, suas complicações e facilidades, podem ser vistas por todos os integrantes do time de TI, o que pode ser a solução para as dificuldades;
  • Ausência de vulnerabilidades — como a qualidade é um item de grande importância em relação ao prazo, há diminuição de falhas;
  • Alteração de prioridades — por se tratar de um framework maleável, a qualquer momento podem ser feitas alterações dentro da Sprint ou dos documentos de demandas.

Além disso, o Scrum é capaz de otimizar todo o processo que envolve o desenvolvimento devido à divisão das atividades, o que possibilita maior coordenação das tarefas baseadas em períodos de tempo, além da definição de prioridades, otimização financeira e maior qualidade nas entregas.

As vantagens abordadas devem ser, e são, muito valorizadas pelas empresas uma vez que todas elas contribuem para aumento da competitividade do negócio. Diante de um mercado tão exigente, se fazem necessárias soluções efetivas e acessíveis.

Entendendo papeis

Product Owner (PO) – É quem representa o cliente dentro do time de Scrum. Ele quem irá decidir quais serão os recursos e funcionalidades do produto que está começando a ser desenvolvido. Dessa forma, este profissional será encarregado de priorizar os requisitos a serem desenvolvidos, aceitá-los ou não após a produção e fazer a ponte de comunicação entre o time de desenvolvimento e o cliente.

Scrum Master (SM) – É aquele que lidera todo o processo de desenvolvimento e a equipe dedicada ao projeto. É o principal responsável por auxiliar na compreensão e adesão às ações, princípios e valores da metodologia ágil por todos os membros do grupo.

Time Scrum – Ao contrário do que acontece em times de desenvolvimento tradicionais – em que vários papéis, como arquiteto, programador e testador são pré-definidos – em equipes que trabalham com Scrum apenas o conceito de Time de Desenvolvimento é válido. Isso porque, o time é formado por profissionais multidisciplinares que são capazes de conceber, construir, testar e validar o produto, ou seja, todos possuem habilidades para participar e contribuir com todo o processo de desenvolvimento.

Um Time Scrum tem como principal característica a capacidade de ser auto gerenciável, o que quer dizer que as tarefas a serem realizadas para atingir a meta estabelecida pelo PO são organizadas pelos próprios profissionais da equipe.

Como planejar os Sprints?

Um Sprint tem início com uma reunião em que será definido o direcionamento, objetivos de cada etapa e estabelecimento de como ocorrerá todo o processo.  Esta fase inicial é chamada de Sprint Planning. Pode ser definido com duas perguntas:

  • O que será feito?
  • Como será feito?

Neste encontro, a equipe de desenvolvimento e o Product Owner – aquele quem define os itens que compõem o Product Backlog e que estabelece sua prioridade no Sprint Planning Meetings — negociam, a partir do Backlog, o que será de fato desenvolvido.Esta etapa é fundamental uma vez em que as definições são feitas e o processo se torna alcançável, considerando características e capacidade da equipe, além de aspectos como o tempo duração daquele Sprint.

Para facilitar o entendimento: Product Backlog é o artefato, como por exemplo um quadro de tarefas em que são inseridas as principais características e definições do que será desenvolvido. Daí, já se percebe como ele é essencial.

User Story

Dentro do processo de formulação do projeto, o termo User Story também é muito importante. Ele se relaciona diretamente com o Backlog, sendo que cada item deste corresponde a uma Story.

User Story, ou história do usuário, é uma breve descrição das necessidades do usuário e do projeto. É uma maneira de estimular a equipe de desenvolvimento a debater profundamente a respeito de mais aspectos daquela etapa, mas que por si só, não tem caráter vinculativo para mudanças no projeto.

Métricas são necessárias?

No decorrer da execução do projeto que utiliza a metodologia Scrum, é fundamental que os Sprints sejam eficazes e meçam frequentemente outros indicadores, até mesmo para que ajustem possam ser realizados.

Durante o Sprint inicial ainda não é possível gerar métricas pois neste momento as informações não estão completas. Contudo, de acordo com o avanço do projeto, os dados vão aparecendo.

Uma maneira de produzir essas métricas é por meio do uso do Story Point, que consiste em marcações das atividades concluídas durante os Sprints anteriores. Dessa forma, o time de desenvolvimento será capaz de utilizar como indicador a média da quantidade de trabalhos entregue nas últimas etapas.

Daily Scrum

Nada mais é do que a referência às reuniões diárias realizadas com o objetivo de verificar o seu progresso. É, ainda, o momento certo para avaliar o desempenho da equipe e procurar soluções para questões em aberto.
Para verificar o progresso dos Sprints, é possível ter como referência os seguintes questionamentos:

  • O que foi realizado no dia anterior?
  • O que será realizado hoje?
  • Quais são as dificuldades encontradas para avançar com o projeto?

De acordo com as respostas, o grupo será capaz de identificar se os resultados estão de acordo com o esperado e definido previamente no Sprint Planning.
Dentro do Daily Scrum é possível avaliar o progresso diariamente, não deixando este acompanhamento apenas para os momentos finais do projeto, permitindo modificações que vão garantir maior agilidade e qualidade desde o início do trabalho.

Como implantar o Scrum na rotina da empresa?

  1. Inicie por fases

Tentar inserir simultaneamente todas as etapas o Scrum como um hábito é sinônimo de fracasso. Por isso, especialistas sugerem que se utilize o método cascata, incorporando em um departamento ou área por vez e os outros seguem em sequência.

  1. Determine quem será o Product Owner (P.O.)

O P.O. é quem fica a cargo da visão. O profissional levanta os benefícios do projeto e o que é permitido ou não. Ele é a base: sem um Product Owner não há nenhum projeto a ser iniciado. Ele também é responsável pelo incentivo e motivação da equipe pelo entendimento da necessidade do cliente.

  1. Forme sua equipe

O projeto irá conter diversas etapas a serem cumpridas com excelência para que o P.O. consiga ter a visão. Quem integra esta equipe precisa ter todas as habilidades requisitadas para obter os resultados esperados, por isso é fundamental que ela esteja sempre motivada. Ela deve ser extremamente eficiente e entregar as atividades dentro os prazos, sem atraso.

  1. Quem será o líder?

Não existe grandes projetos sem uma liderança. Esse profissional é o responsável pelo andamento do projeto. Ele é quem vai guiar a sua equipe em quesitos como estrutura do processo e ajudar a eliminar empecilhos que possam comprometer o andamento do trabalho da equipe.

  1. Crie um backlog do produto

A visão do P.O. precisa ser concretizada, por isso as ideias devem estar catalogadas e ordenadas. O backlog é o monitoramento das ações, que estabelecem as features a serem implantadas e trabalhadas. Ele desenvolve naturalmente no decorrer do projeto, de acordo com o surgimento de bugs e novas funcionalidades.

  1. Programe o Sprint

O Sprint é definido logo na reunião inicial e normalmente sua duração é de duas semanas. No encontro, é determinado um Sprint Backlog, um para cada Sprint — que define a principal tarefa que deve ser cumprida dentro deste prazo.

  1. Revise o Sprint

Tão importante quanto montar o Sprint é revisá-lo. O que foi bom e deve ser feiro novamente? O que poderia ter sido melhor? Analise e coloque as melhorias em prática no próximo backlog.

  1. Daily Meeting

Reuniões diárias são fundamentais no Scrum. Deve-se saber da equipe o que foi realizado no dia anterior e concluir os objetivos, o que será feito no dia e quais impedimentos foram encontrados. O encontro deve acontecer rapidamente, com duração máxima de 15 minutos.

De maneira resumida, as metodologias ágeis são formas de gestão de projetos que vem aprimorando a área de desenvolvimento de empresas de tecnologia por organizar ambientes de trabalho por meio de qualidade na entrega em prazos mais curtos.  Na TI o Scrum é uma das ferramentas que auxilia equipes a responder rapidamente às mudanças, adaptar-se a novas realidades e estruturar as etapas de um trabalho progressivamente.

Uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de ser inserido na rotina de projetos de todos os portes. Pode, também, ser ajustado às mais variadas necessidades e deadlines, trazendo proximidade com o seu uso e mais compreensão dos resultados alcançados.

Entendeu a importância e os benefícios que o Scrum pode trazer para o seu negócio? Com ele as empresas ganham em produtividade, qualidade, acompanhamento de indicadores, mensuração de resultados não apenas na conclusão do projeto, mas em todas suas etapas.

Quer saber mais sobre? Que tal conferir o webinar que fizemos falando sobre?

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