fbpx

Como saber se o seu plano de manutenção está funcionando?2 min read

É preciso estar sempre atento ao plano de manutenção da sua empresa. Será que ele ainda funciona como esperado? Confira aqui!

Ao contrário do que muitos pensam, manutenção não é apenas conserto de algo que está quebrado ou que parou de funcionar. A partir da segunda fase da revolução industrial, visando o lucro e o aumento de produção, a manutenção passou a ter seu devido reconhecimento.

E hoje, as pessoas entendem a verdadeira importância do planejamento e controle da manutenção dentro de uma indústria.

O que é o plano de manutenção?

O PCM, como dito acima, significa planejamento de controle de manutenção. É de responsabilidade dele o gerenciamento de todos os serviços de manutenção de uma empresa. Isso tudo inclui custos, as condições dos equipamentos, o tempo entre as falhas, e o tipo de manutenção que será aplicada em cada uma das situações.

A pessoa responsável pelo PCM é quem vai cuidar para que sejam escolhidas as melhores estratégias para a manutenção. É ele quem aloca os recursos, como dinheiro, tempo e também a mão de obra, para que haja um aumento de confiabilidade e mais controle nos processos. É graças a esse serviço que há considerável aumento no desempenho das máquinas e também facilita que se encontrem possíveis problemas na linha de produção.

Quais os erros e problemas mais frequentes de um PCM?

É indispensável para qualquer empresa manter um plano de controle de manutenção. Ele contribui para que haja uma melhora e também o aumento da durabilidade dos ativos, ou seja, prolonga a vida útil deles. Além disso, como dito antes, ele evita grande desperdício de tempo e custos, porque vai prever erros bem antes deles se tornarem grandes.

Mas existem alguns erros em um PCM que, se não corrigidos com pressa, podem vir a prejudicar sua empresa. Como o fato de alguns copiarem e colarem o PCM. Como assim? Por mais que sua empresa conte com equipamentos iguais, nem sempre o plano de controle de manutenção vai ser igual para eles. Afinal, não se deve levar em consideração apenas a forma construtiva.

Podemos citar, também, quando um gestor não sabe fazer o cálculo adequado da frequência de manutenção. Ele é feito por indicadores de manutenção. E esse cálculo é importante porque se a confiabilidade do ativo está em alta, você não precisa se preocupar. O gestor não pode achar que a frequência dessa manutenção é algo estático.

Além disso, temos o fato de os planos não serem revisados. Ao analisar o PCM, os gestores passarão a entender o que podem ou não mudar, para que ele seja cada vez mais rápido e otimize o tempo.

Como identificar se preciso rever meu plano de manutenção?

Existem alguns sinais que vão te indicar que o seu PCM não está funcionando. O primeiro deles é: a maioria das manutenções que tem ocorrido são corretivas, não preventivas. Isso evidencia que as máquinas não estão sendo revisadas da forma que deveriam, caso contrário, não quebrariam com frequência.

As atividades diárias de prevenção não estão sendo cumpridas, talvez porque seus colaboradores estão ocupados com as correções emergenciais que tem surgido de surpresa. Uma coisa impacta na outra e assim surge uma bola de neve que prejudica o desempenho da sua equipe.

De acordo com a análise que você faz do seu PCM, tem percebido que muitos equipamentos tem demorado para receber a manutenção. Isso pode estar sendo causado por uma má distribuição da equipe ou até por um mal planejamento do tempo necessário para realizar determinada atividade. Tudo isso, impacta na vida útil do equipamento e nos resultados da sua equipe.

Se perceber qualquer um desses problemas, ou todos eles, reveja seu plano de manutenção urgentemente! Infelizmente, ele não está funcionando e deve estar te causando prejuízo.

Está em busca de uma solução que auxilie na sua gestão da manutenção? Então conheça o ITSS PM RUN, uma mobilidade que promete mudar a forma que sua equipe lida com a manutenção.

Quer saber mais sobre? Então confira: Como o monitoramento dos dados afeta o desempenho da manutenção

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.