fbpx

Como um software auxilia na implantação do Data Driven Business?2 min read

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre gestão data driven, mas você entende como torná-la possível em seu negócio?

Atualmente, é impossível ter sucesso em um negócio sem o auxílio de ferramentas tecnológicas. E quando o assunto envolve dados, logo vem à cabeça o Data Driven ou “guiado por dados”, que permite ter uma base sólida para tomar decisões e não ficar apenas na intuição.

No momento em que as informações são coletadas, organizadas e interpretadas adequadamente, as empresas conseguem ter insights preciosos e executar melhor a estratégia. Isso contribui para aperfeiçoar a gestão, tornando-a mais eficaz.

Quer saber mais sobre como conceito do Data Driven é aplicado e o quanto pode contribuir para o sucesso do seu negócio? É sobre isso que iremos falar agora!

O que é Data Driven?

Basicamente o Data Driven se refere aos processos orientados por dados, isto é, fundamentados na análise de informações. No universo corporativo, esses dados são utilizados nas tomadas de decisões mais precisas e no planejamento estratégico, ao compreender as possibilidades do mercado e elaborar estratégias de acordo com cada cenário.

Quando uma empresa está municiada de diversas informações relevantes, ela consegue ter respostas mais certeiras sobre diferentes pontos, como vendas, marketing, análise de risco, gestão de pessoas, concessão de crédito, negociação de dívidas, etc. Assim, ao tomar decisões baseadas em dados, as chances de errar são menores.

Entre os diversos questionamentos que cercam a gestão estão:

  • Quem é o meu principal cliente em potencial?
  • Como abordar meu cliente de forma efetiva?
  • Quais clientes podem receber crédito?
  • Quais fatores tornam a concorrência uma ameaça?
  • Quem deve ser meu parceiro estratégico?

Ao converter dados em respostas que direcionam a estratégia do negócio, essas organizações deixam a concorrência para trás e crescem rapidamente, atreladas à transformação digital. Entretanto, é fundamental haver uma cultura empresarial que tenha apreço pela análise e, também, pela evolução dessa mentalidade na administração da empresa.

Por que é importante aplicar o Data Driven?

Um aspecto fundamental é o fato de conseguir tomar decisões a partir da análise de dados, pois são muito mais assertivas do que àquelas baseadas na intuição. Isso quer dizer que sua gestão será conduzida por informações totalmente confiáveis e sistemas analíticos precisos ao aplicar o Data Driven.

Por meio da automação e da Inteligência Artificial, as máquinas se encarregam de todo o processo de análise enquanto os gestores focam na estratégia, pois cabe a inteligência humana interpretar as informações e aplicar em seu negócio. Assim, quanto mais você incorporar ferramentas que ofereçam dados de maneira organizada, mais fácil e eficiente será o trabalho dos administradores e colaboradores.

Além disso, existem outras vantagens que atestam a importância do Data Driven:

  • Celeridade e eficiência na tomada de decisão;
  • Capacidade de planejar o futuro e traçar estratégias precisas.
  • Desenvolvimento de produtos e serviços de maior qualidade;
  • Prognósticos mais assertivos e estímulo à inovação;
  • Redução de custos com o compartilhamento de informação;
  • Adaptação rápida às mudanças;

O papel do software na implantação do Data Driven

A escolha de um bom software para aplicar o Data Driven é primordial para iniciar o procedimento de coleta de dados relevantes, pois o processamento ocorre de forma constante. Com isso, é possível adquirir conhecimento referente a cada ponto importante da sua empresa e reunir todos esses dados para utiliza-los de maneira automática.

Ainda contribui no cruzamento de informações, a fim de encontrar ligações ou tendências. Portanto, é importante ter um bom software para elevar a performance e tornar o seu negócio mais lucrativo e estratégico.

Quer se aprofundar no tema? Então confira: Você entende a importância dos dados BI para sua estratégia de negócio?

Mais artigos para você

Negros no mundo da tecnologia: uma luta diária pelo reconhecimento

É provável que você não conheça os grandes cientistas e inventores negros no mundo da tecnologia. E infelizmente, essa é …

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!