Consultoria em TI: Como funciona e quais são as suas vantagens?2 min read

Quando o assunto é Tecnologia da Informação (TI), muitos empresários ainda não decidiram qual a solução ideal para seu negócio. Na maioria dos casos, não há a necessidade de contratar um profissional ou manter uma equipe voltada a essa área. E nesse sentido, a consultoria em TI parece ser o ideal.

No entanto, a área ainda desperta dúvidas como ‘é confiável?’ e ‘não vou gastar muito?’. Por isso, esse artigo foi escrito com o objetivo de responder às suas perguntas. Esperamos que até o final do texto você tenha feito sua decisão. Acompanhe.

Economia
Consultores são profissionais que não têm interesse no quanto você vai investir, pois não vendem produtos. O objetivo deles é auxiliar a empresa da melhor forma possível. Sendo assim, eles indicarão, com base no seu negócio, o que sua empresa necessita. Você poderá saber com precisão o quanto gastará. E por não precisar de profissionais específicos da área na sua empresa, você também poderá reduzir custos.

Segurança
Hoje em dia os cibercriminosos atacam empresas de todos os portes, e é por isso que empresas menores precisam estar tão atentas quanto às maiores. A segurança oferecida por consultoria em TI é ideal para pequenas e médias empresas, que não têm a necessidade de manter profissionais e sistemas de hardware.

Se não é possível gastar com um sistema amplo de segurança, os consultores fornecem uma excelente alternativa. Além de um suporte integral, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, eles podem capacitar seus funcionários.

Produtividade
Você consegue melhorar o desempenho das suas equipes e aumentar a produção com ajuda dos consultores. De que forma? Investindo em automação tecnológica. As funções que sua empresa realiza com frequência podem ser automatizadas com ajuda de uma ferramenta específica ou sistema. E os consultores em TI são os profissionais qualificados para dizer para você, com base em um estudo do seu negócio, como você pode ganhar com automação.

Maior possibilidade de soluções
Não há dúvidas de que se você manter um colaborador em tecnologia da informação irá ter muitos benefícios. Mas ele continuará sendo incomparável com uma empresa da área. Afinal, ela possui equipes multidisciplinares, com inúmeras funções e especialidades dentro da área de TI. Se você conta com uma empresa de consultoria, poderá ter muito mais soluções para seu negócio. E tudo pagando até menos do que você pagaria para um funcionário.

Atualização tecnológica
Fica muito difícil para sua empresa contar sempre com o que há de mais novo em termos de tecnologia da informação. Isso porque sua especialidade é outra, e mesmo que você tenha um colaborador, ele não dará conta de executar as tarefas e manter tudo atualizado. Uma empresa da área de TI, no entanto, conta com muitos profissionais e sabe o caminho a seguir.

Ao contratar uma consultoria em TI, você está garantindo que terá inovação tecnológica. Além de manter os suportes e sistemas sempre atualizados, os consultores de TI podem trazer para você novas ferramentas e soluções que têm sido utilizadas com êxito no mundo. Com isso, sua empresa pode estar a par das grandes do ramo.

Mais artigos para você

Indústria 4.0: a ascensão de uma nova era industrial no Brasil

O termo “indústria 4.0” tem se tornado cada vez mais comum e recorrente. É um movimento inevitável, mas será que nosso país está preparado para isso?

10 ferramentas para otimizar a gestão da manutenção industrial

A manutenção industrial é vista por muitos empresários como mais um gasto. Nada poderia estar mais longe da verdade, principalmente quando são …

Descubra como usar UX Design para vender mais

O UX Design, ou User Experience Design, é uma área da comunicação que abrange a experiência como um todo do …

Porque utilizar um software de manutenção industrial?

A invenção do software de manutenção industrial promoveu avanços inovadores para os setores industriais. Eles promovem a melhoria dos processos de …

Principais indicadores da Manutenção Industrial

Para ter um bom controle de como anda a manutenção da sua empresa é imprescindível ter os indicadores de manutenção. Eles são cruciais no processo.

Fábrica de software: o que é e quando você deve terceirizar a produção de software para o seu negócio

Em abril deste ano, uma renomada instituição de ensino superior, presente em todos os estados brasileiros, se viu às voltas …