fbpx

Desenvolvimento do seu próprio software: tudo que você precisa saber2 min read

O desenvolvimento de um software é um assunto sério e é preciso escolher bem a empresa que irá realizar esse serviço. Entenda melhor sobre os processos!

Desenvolvimento de software como prestação de serviço (SaaS) está em alta no mercado. O fornecedor gera uma plataforma e o cliente paga pelo seu uso. Assim, temos a distribuição e a comercialização destes programas.

Segundo dados da Pew Research, a indústria de desenvolvimento de software deve movimentar 6,3 trilhões de dólares até 2021. Nesta pesquisa, o Brasil está em primeiro lugar entre os países emergentes, o que torna este negócio cada vez mais propício para o investimento.

Melhor do que investir em um software é investir em uma fábrica de software.

Fábrica de softwares

Web Design Factory

A estrutura das fábricas de desenvolvimento de software é composta de ferramentas, metodologias e profissionais especializados neste processo, desde a criação à manutenção de uma plataforma.

O objetivo da fábrica é aprimorar cada vez mais este desenvolvimento, maximizando a produção e reduzindo seus custos.

Quando falamos em redução de custos, queremos dizer que quanto mais ferramentas a fábrica possuir, menos terá de investir nos projetos. Um aliado para esta função é o gerenciamento de recursos, que evita o desenvolvimento de algo que já foi criado.

O que diferencia a qualidade das fábricas é a escolha adequada das ferramentas e das metodologias utilizadas para o desenvolvimento.

Uma boa fábrica é aquela que cumpre com seus objetivos, prazos e oferece suporte ao cliente. Por isso, as metodologias são essenciais para o aperfeiçoamento da criação, bem como a satisfação do usuário.

Metodologia tradicional

Para criar um software, primeiramente, é importante que você entenda seus objetivos e seu público. Deve-se estabelecer um valor de investimento para organizar a equipe especializada na ferramenta escolhida.

Esta equipe geralmente possui um gerente de projeto, um desenvolvedor e um testador. Além das ferramentas de linguagem de programação, é preciso seguir uma metodologia que organizará seu projeto.

Após ter definido estas etapas, é hora de produzir. Cada funcionalidade dentro do software deve ser testada para assegurar suas condições de uso e as respostas entre os códigos criados.

Depois disso, mais testes serão feitos na homologação, para avaliar o desempenho do software e liberar para os usuários. Portanto, esta metodologia de desenvolvimento de software é realizada em partes.

Metodologia ágil

Já na metodologia ágil, o desenvolvimento de software diminui estas etapas do processo. A sua principal diferença é pelo fato de ocorrer de forma iterativa e incremental.

Entregas do projeto são o principal foco. Elas são feitas constantemente e não apenas quando o mesmo está finalizado. Um framework conhecido desta metodologia é o Scrum.

O Scrum organiza o projeto em ciclos chamados Sprints, que vão desde os requisitos à documentação. Em cada Sprint, são realizadas reuniões de planejamentos futuros e apresentadas partes prontas do projeto, que tem por objetivo compartilhar sempre de perto os avanços que já foram feitos.

No último Sprint, a reunião aborda a conclusão do projeto, bem como suas dificuldades e pontos que podem ser melhorados para os trabalhos seguintes.

Portanto, esta metodologia ágil e simples de desenvolvimento de software é voltada à entrega, que não deixa de ser um sucesso em sua qualidade.

Independente do formato de trabalho escolhido pela empresa, é preciso garantir que a fábrica de software escolhida seja a correta! Quer entender melhor sobre? Então confira: 7 cuidados que sua empresa precisa ter ao escolher uma fábrica de software.

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.