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Entenda como funciona o service desk2 min read

O service desk é a área responsável por pensar e planejar toda a TI de uma empresa e por isso é parte crucial de qualquer empresa. Entenda melhor sobre!

As organizações estão procurando maneiras de concluir suas atividades com mais rapidez para atingir maior excelência na qualidade do atendimento de suas solicitações. Para ajudá-las a conquistar esses objetivos, é preciso que se invista em uma coordenação de Tecnologia da Informação (TI) eficiente e o Service Desk pode ajudar nesta tarefa!

Conceito

O Service Desk tem o objetivo de centralizar e reunir todas as urgências de TI de uma companhia em apenas um local. É de lá que será gerido todo o suporte operacional para aqueles que utilizam o sistema é também aonde se registrará todas as interações, como uma maneira de monitoramento e controle da empresa.

E por isso, este serviço é parte essencial da estrutura de TI. Toda essa conjuntura pode funcionar de três formas diferentes:

  • Local: é onde o Service Desk e os usuários da rede compartilham o mesmo espaço físico; 
  • Centralizado: localizado fisicamente em uma área central e os usuários enviam requisições de diversos lugares;
  • Remoto: não tem uma localização física, mas diversas centrais de suporte e seus usuários estão em locais diferentes.

O analista de Service Desk tem a responsabilidade de analisar as solicitações de serviços, suporte e os incidentes. Sua função é resolver problemas operacionais e que precisam de tratamentos específicos. Dessa forma, será possível evitar falhas e buscar a melhor prestação dos serviços, sempre atuando de maneira preventiva.

É possível afirmar que esse serviço é resultado da evolução do serviço de Help Desk. No entanto, as tarefas são muito diferentes.

Comparação entre Service Desk e Help Desk

O Help Desk costuma solucionar problemas e dúvidas comuns na rotina dos usuários. São questões de solução simples, como:

  • Sistemas operacionais;
  • Impressoras;
  • Hardwares;
  • Aplicativos;
  • Abrir e-mails;
  • Utilização de programas.

No entanto, o service Desk é mais amplo. Ele também é chamado de “suporte nível 2” que é responsável por demandas muito mais complexas. Na comparação, o Help Desk seria um atendimento bem mais imediato e simples para aqueles que usam a infraestrutura de TI, funciona como uma ferramenta real de gestão.

É muito comum, no entanto, que os gestores acreditem que Help Desk e Service Desk sejam nomenclaturas desiguais para o mesmo serviço. Mas é preciso afirmar que ambos são muito importantes para o correto funcionamento dos sistemas e para a resolução de vários problemas em momentos diferentes.

Resolução de problemas pelo Service Desk

Alguns dos problemas que o Service Desk pode resolver são:

  • Paradas repentinas em servidores;
  • Brechas na segurança digital;
  • Problemas com o uso de e-mails;
  • Problemas com permissões do usuário ao sistema. 

O Service Desk tem ainda a função consultiva e realiza ações prévias para que não haja falhas. É de responsabilidade da área manter o funcionamento da estrutura de TI.

O atendimento pode ser realizado presencialmente, de forma online ou até mesmo pelo telefone. Isso não necessariamente pode ocorrer apenas em situações de emergência.

E então, quer ler mais sobre? Então confira: Porque é importante realizar a gestão de chamados?

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