fbpx

Entenda porque o PCM é tão importante para a manutenção do seu negócio2 min read

O PCM ou planejamento e controle da manutenção é o que garante que sua equipe irá trabalhar em sua potência máxima e com melhores resultados!

Responsável pelo desempenho e produtividade no setor industrial, o Planejamento e Controle da Manutenção, ou PCM, consiste num campo estratégico integrado à gestão de manutenção.

Esse plano de manutenção promove o controle e a gestão de todos os aspectos pertinentes à capacidade de produção e à organização da equipe nesse setor, contemplando:

  • Mão de obra;
  • Tempo;
  • Recursos financeiros.

Dessa forma, o PCM prevê diversos benefícios à performance da operação, influenciando diretamente nos resultados da empresa, conforme veremos a seguir. Então, entenda por que o PCM é tão importante para a manutenção do seu negócio.

Mais segurança

Um dos fatores de maior preocupação na indústria é o alto índice de acidentes causados por erros mecânicos ou operacionais. E um bom plano de manutenção é capaz de evitar, na maioria das vezes, essas ocorrências e imprevistos.

Vale ressaltar que, nesse contexto, entram as devidas certificações e normas regulamentadoras, pertinentes à segurança, saúde e meio ambiente no trabalho.

Maior produtividade

O plano de manutenção prevê os reparos periódicos e investimentos necessários, com base em dados registrados em um cronograma. Dessa forma é possível reduzir significativamente a exigência de manutenções não programadas.

Seguindo esse cronograma é possível evitar paralisações por falhas mecânicas. O que consequentemente influencia na perda da força de trabalho ou produtividade, dos prazos de entrega, dentre outros prejuízos.

Além disso, o PCM propõe a identificação dos problemas mais comuns nas operações. E tem como o objetivo criar ações preventivas ou formas de resolvê-los o mais rápido possível, como mais uma prática que contribui para o aumento da produtividade.

Redução de despesas

Uma das principais vantagens do PCM é poder contar com o planejamento de recursos, ou seja, um orçamento de custos, a partir de uma previsão de gastos com peças de reposição, materiais e produtos que serão utilizados nas manutenções programadas.

Então, esse plano exige um acompanhamento sobre a condição das máquinas, o tempo de produção e o tipo de manutenção que deve ser feita em cada uma delas.

Assim, é possível traçar um cenário favorável à otimização de recursos, sem perder a qualidade das manutenções realizadas, evitando retrabalhos, desperdícios ou o uso indevido de materiais.

Qualidade e reputação

Além de garantir o bom funcionamento de todo o maquinário, aumentando a sua vida útil, o plano de manutenção tem o propósito de garantir uma performance de qualidade nas suas operações, o que reflete diretamente na confiabilidade e reputação da empresa.

Basta imaginar o impacto que uma grande rede de fast food sofreria ao pausar suas atividades por falha em equipamento, ou se fosse interrompido o fornecimento de água ou energia pelo mesmo motivo. A repercussão pode ser devastadora para qualquer negócio.

Organização da equipe

Plano de manutenção prevê a criação das instruções de serviço, que são os processos a serem feitos pela equipe de manutenção, com uma descrição detalhada de cada etapa. Isso faz com que cada colaborador conheça suas atribuições técnicas, estando devidamente preparado para cumprir o seu papel de forma eficiente.

Além disso, quando não ocorrem mais as paralisações nas máquinas e equipamentos, a produtividade da equipe aumenta. Isso porque os funcionários não ficam mais ociosos com as interrupções repentinas e imprevistos.

Quer saber mais sobre? Então confira: Chega de dar ctrl+c e ctrl+v no seu plano de manutenção, seja estratégico! 

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.