fbpx

Negros no mundo da tecnologia: uma luta diária pelo reconhecimento3 min read

É provável que você não conheça os grandes cientistas e inventores negros no mundo da tecnologia. E infelizmente, essa é uma realidade muito “comum”, mas não pense que é porque essas pessoas não existiram/existem. Elas estiveram e fizeram história, só não tiveram o reconhecimento que deviam.

Por isso é necessário todo um processo de reconhecimento e de empoderamento, de fato. E foi pensando nisso que decidimos te falar sobre algumas pessoas negras que contribuíram significativamente para o mundo da tecnologia.

No entanto, nós não vamos falar apenas de pessoas que já fizeram história, também iremos te contar sobre alguns negros no mundo da tecnologia que tem mudado a história atualmente, que tem escurecido e transformado o mercado tecnológico atual. Nada de esclarecimento por aqui, hoje nossa pauta será preta e com muito orgulho.

Phillip Emeagwali

O nigeriano Philip é um gênio da matemática e da computação. Ele é bacharelado em 3 cursos diferentes, entre eles o de matemática. Possui 2 mestrados pela universidade George Washington, um deles em engenharia mecânica e oceânica e o outro em matemática aplicada.

Bom, não é atoa que Philip é conhecido por criar o computador mais rápido do mundo. A invenção do matemático é capaz de realizar 3,1 bilhões de cálculos por segundo. Isso, sem mencionar os inúmeros prêmios que já recebeu por seu brilhante trabalho. Inclusive já foi citado por Bill Clinton, como um exemplo do que os nigerianos poderiam alcançar se tivessem acesso a mais oportunidades.

É importante citar que entre as premiações que recebeu, Philip foi eleito como um dos maiores cientistas africanos de todos os tempos.

Lisa Gelobter

Lisa Gelobter é conhecida como a mãe da animação online. A cientista da computação é a responsável pela criação dos gifs. Então se você hoje conversa seus amigos e mal precisa escrever, agradeça a Lisa!

Mark Dean

O Mark Dean é engenheiro da computação e também um inventor. Sabe o que ele fez? Ele criou a Industry Standard Architecture (ISA), que é o sistema que possibilita que periféricos como modens e impressoras se conectem aos computadores.

E não para por aí, ele também fez parte da equipe de engenheiros da IBM que criou o primeiro computador pessoal da empresa.

Gerald Lawson

O senhor Lawson foi um homem muito importante para a tecnologia dos jogos! Ele foi responsável por desenvolver o primeiro console programável do mundo, o Channel F.

Talvez você não saiba, mas antigamente o botão de “pause” nos videogames simplesmente não existia. Essa não era uma atribuição tão simples quanto parece, mas Gerald não poupou esforços para desenvolver esse mecanismo.

Valerie Thomas

Valerie simplesmente era física e analista de dados da NASA e não bastasse isso, ela é simplesmente a inventora da tecnologia 3D. Foi uma das responsáveis por gerenciar o projeto Landsat que tinha como objetivo obter imagens de satélite do nosso planeta.

Foram seus estudos sobre espelhos côncavos que a levaram a criar o 3D. Então se você pode ir no cinema e ter uma verdadeira experiência, agradeça a Valerie.

E quem tem mudado a realidade do mercado atualmente?

Marcelo Leal

Marcelo é diretor de marketing de produto na Microsoft. É graduado em ciências da computação, mas também possui especializações nas áreas de análise de dados e marketing.

Mas não para por aí, o Marcelo é também um dos líderes do Blacks at Microsoft (BAM) que tem como objetivo criar estratégias de diversidade global. A ideia não é realmente atrair e desenvolver talentos dos mais plurais dentro do negócio.

Suelen Marcolino

A Suelen Marcolino é gerente de relacionamentos de uma das divisões de talentos do LinkedIn. E além de ajudar a encontrar o candidato certo e promover a marca, ela também foi responsável por um grande feito na empresa.

Ela é uma das responsáveis pelo comitê de inclusão racial do LinkedIn que busca criar oportunidades para profissionais negros na empresa. E a ideia aqui não é apenas empregar, mas gerar o sentimento de pertencimento e investir no desenvolvimento profissional dessas pessoas.

Nina Silva

A Nina trabalha na área da tecnologia da informação há mais de 20 e durante sua carreira já teve a oportunidade de atuar em grandes empresas, inclusive na SAP.

No entanto, decidiu ir além e se tornou uma das fundadoras do movimento conhecido como Black Money que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento dos empreendedores negros.

Sua atuação é tão relevante que ela foi eleita pela MIPAD (Most Influential People of African Descent) como um dos 100 afrodescentes mais influentes do mundo. Pela revista Exame foi eleita como uma das 10 maiores executivas do país em empreendedorismo e tecnologia.

E essas são apenas algumas das pessoas que tem ganhado destaque no mundo da tecnologia e mais que isso, tem tido participação extremamente importante para que o mercado se torne cada vez mais justo e plural.

Negros no mundo da tecnologia: Um sobe e puxa o outro

Reiteramos a importância da presença dessas pessoas no mercado e da atuação das mesmas em ações que visem a maior diversidade nas empresas.

Apesar de a população negra ser a maioria da população brasileira, ela é minoria em cargos formais e de liderança. Esse é um problema latente, contra fatos não há argumentos e dados para comprovar essa desigualdade é o que não faltam!

Que nesse dia da Consciência Negra possamos refletir e criar consciência do mundo em que vivemos e da desigualdade que tem afetado essa parte da população. Lembra da frase que citamos do Bill Clinton anteriormente? De que Phillip Emeagwali era um exemplo do que os nigerianos poderiam alcançar se tivessem acesso a mais oportunidades?

Isso vale não só para o Philip, mas para toda a população negra do Brasil. Imagina o quão longe chegaríamos que nos fossem oferecidas as mesmas oportunidades?

Mais artigos para você

Squads as a service: entenda como funciona esse novo modelo de trabalho

Já ouviu falar sobre o squad as a service? Trata-se de um novo modelo de trabalho para desenvolvimento de projetos de forma ágil. Conheça mais sobre!

Comunicação Interna: Exemplo de 8 ações para torná-la mais efetiva

Nem toda empresa possui um time focado na comunicação interna, apesar de o mesmo ser estritamente importante, em todo e …

O que é manutenção? Entenda a importância da área para o futuro da indústria 4.0

Se você está em busca de compreender melhor o universo industrial, é provável que já tenha se perguntado sobre o …

O que é Lean Manufacturing: reduza os desperdícios e aumente o lucro da sua fábrica

Se você é da área da manutenção já deve ter se perguntando sobre “o que é lean manufacturing” e nós …

Gestão de ativos: entenda porque a confiabilidade é tão importante

Para manter as atividades fluindo adequadamente, uma produção contínua e garantir a produtividade de todos os colaboradores, é preciso que …