fbpx

O que é indispensável em um software de manutenção?2 min read

Você sabe o que levar em consideração na hora de adquirir um software de manutenção? Não? Nós vamos te contar agora, confira!

Hoje, época em que praticamente tudo é digitalizado, utilizar um software de manutenção deixou de ser apenas uma opção e se tornou uma exigência para a organização de quem deseja aumentar a sua eficiência e produtividade operacional, bem como a sua competitividade no mercado.

No entanto, é preciso saber escolher o melhor software de manutenção, para que sua empresa alcance seus objetivos de forma ágil e efetiva.

E é por isso que montamos este conteúdo para apresentar quais são as principais características de um software de manutenção realmente eficiente. Confira!

Antes, vamos entender melhor o que é um software de manutenção?

Um software de manutenção é um sistema de gestão que possibilita que a empresa planeje e controle melhor as atividades de manutenção de seus equipamentos ou ativos, seja preventiva, preditiva ou corretiva. Além disso, é uma excelente ferramenta para controlar as demandas de ordens de serviços que são emitidas pelos departamentos no dia a dia.

Um dos principais benefícios de se contar com um software desse tipo é que a empresa otimiza o seu processo de gestão de manutenção, e isso colabora para o seu adequado funcionamento. Além disso, há também uma redução significativa nos custos (com a manutenção preditiva, por exemplo) e tudo isso leva ao aumento de eficiência, já que as tarefas passam a ser desenvolvidas de forma mais ágil e prática.

Principais ferramentas que um bom software de manutenção deve possuir

É fato que atualmente existem diversos softwares de manutenção sendo comercializados no mercado. No entanto, saber qual é o melhor é uma tarefa difícil, uma vez que isso exige esforço, conhecimento técnico e criticidade.

E é por isso que decidimos te ajudar. Para facilitar seu trabalho, reunimos a seguir as principais ferramentas que um bom software de manutenção deve possuir.

Confira 10 ferramentas necessárias para um bom software de manutenção

1. Criação de tarefas para a execução de manutenções preventivas, preditivas e corretivas;

2. Planos de manutenção para cada ativo ou equipamento (por calendário);

3. Ferramentas que permitam ao gestor gerar uma manutenção de forma manual ou automática;

4. Calendário visível de manutenção, o qual deve orientar a equipe de manutenção da empresa;

5. Recurso que possibilite ao gestor antecipar a realização de uma tarefa de manutenção, o que pode aumentar a eficiência e produtividade do trabalho;

6. Biblioteca que contenha possíveis peças de reposição no caso de manutenções preventivas;

7. Criação de rotas para a realização das atividades de manutenção pelos colaboradores da equipe de manutenção;

8. Indicadores de produtividade, que permitam ao gestor conhecer as metas que foram alcançadas e quais não foram. É uma boa ferramenta para se pensar em novos desafios;

9. Ferramenta que atualize de forma automática o software de manutenção a cada vez que novas informações forem sendo introduzidas nele;

10. Recurso que permita aos departamentos enviarem pelo software de manutenção ordens de serviços, o que otimiza o processo de comunicação, reduz custos e acelera o processo de execução do tipo de manutenção requerido.

Agora que você sabe quais são as principais características de um software de manutenção eficiente, não vai correr o risco de contratar um produto inadequado para a sua empresa.

Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo, que nós vamos te responder!

Quer continuar a ler sobre o assunto? Então não deixe de conferir: Principais indicadores da manutenção Industrial.

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.