O que você precisa saber sobre Blockchain e Bitcoin2 min read

O Bitcoin está bem famoso, e não é para menos. A moeda virtual além de ser muito interessante, possui uma tecnologia por trás com bastante potencial. Vamos ver tudo sobre o Bitcoin e a Blockchain.
 

 
O que é Bitcoin?
 
O Bitcoin é uma rede monetária completamente virtual e descentralizada. Surgiu a partir de um artigo publicado por Satoshi Nakamoto, pseudônimo do autor que ainda tem a identidade desconhecida.
 
A base do funcionamento da moeda é a rede P2P – peer to peer ou par a par – em que são as próprias pessoas que controlam o sistema através do compartilhamento de informações e um algoritmo de controle que pode ser visto por qualquer um.
 
Sua produção é através da “mineração” feita nos computadores, que nada mais é do que a resolução de um problema matemático. O primeiro a resolver o problema em questão, recebe uma unidade da moeda.
 
Para manter o sistema equilibrado, a dificuldade dos problemas é avaliada em relação a diversos parâmetros, como a disponibilidade da moeda, o limite imposto por ela e a quantidade de pessoas querendo resolver. Sendo assim, como a moeda está bem popular, sua dificuldade é enorme, fazendo com que seja praticamente impossível resolver em casa, pois é necessário um poder de processamento muito grande.
 

 
Porém, a principal característica do Bitcoin, que o faz tão interessante, não é exatamente o sistema monetário em si, mas a tecnologia por trás dele. A Blockchain.
 
A Blockchain
 
É a Blockchain que faz com que o sistema funcione e seja confiável. Sem ela, qualquer transação poderia ser posta em cheque. Esse não é o caso, porque ela faz um registro de qualquer interação que ocorra dentro do sistema e como ambiente é todo conectado online, quando uma interação é feita ela é compartilhada e registrada automaticamente por todos os integrantes.
 
Esse tipo de tecnologia tem diversas vantagens, mas as principais são a segurança e a transparência. Como o registro de transações fica guardado por todos os membros da rede, é praticamente impossível fazer uma operação de maneira ilegal, pois basta acessar o histórico disponível por todos, para traçar a origem da moeda.
 
Isso significa que alterar um único acesso não é o suficiente, pois todos os outros contrariam sua veracidade. E graças a transparência, qualquer integrante pode, a qualquer momento, verificar o histórico de interações, diminuindo ainda mais qualquer risco de fraude.
 

 
A Blockchain foi pensada primeiramente para realizar as operações de Bitcoin, mas o seu potencial já está sendo explorado para facilitar qualquer transação ou qualquer troca de informações valiosas com sigilo, ou simplesmente para fazer uma operação de maneira muito mais veloz.
 
Diversos negócios estão começando a explorar seu potencial. Os próprios bancos, por exemplo, estudam usar essa tecnologia para registrar as transações de maneira mais segura e eficiente. Até mesmo o governo americano, estuda a possibilidade de usar essa tecnologia como registro de informações sobre seus cidadãos.
 
Por isso, a SAP se preocupa em levar essa tecnologia para seus clientes de modo a gerar mais confiabilidade e segurança para a troca de informações em qualquer tipo de negócio. Com ela, é possível simplificar processos complexos, diminuir a burocracia e a quantidade de intermediários. Isso tudo, para aumentar ainda mais o rendimento, a eficiência e a velocidade empresarial.
 
(Fotos: Reprodução – Rapid API/WCCF Tech/Portal do Bitcoin)

Mais artigos para você

10 ferramentas para otimizar a gestão da manutenção industrial

A manutenção industrial é vista por muitos empresários como mais um gasto. Nada poderia estar mais longe da verdade, principalmente quando são …

Descubra como usar UX Design para vender mais

O UX Design, ou User Experience Design, é uma área da comunicação que abrange a experiência como um todo do …

Porque utilizar um software de manutenção industrial?

A invenção do software de manutenção industrial promoveu avanços inovadores para os setores industriais. Eles promovem a melhoria dos processos de …

Principais indicadores da Manutenção Industrial

Para ter um bom controle de como anda a manutenção da sua empresa é imprescindível ter os indicadores de manutenção. Eles são cruciais no processo.

Fábrica de software: o que é e quando você deve terceirizar a produção de software para o seu negócio

Em abril deste ano, uma renomada instituição de ensino superior, presente em todos os estados brasileiros, se viu às voltas …

Outsourcing de TI: Quando adotar no meu negócio?

O Outsourcing de TI vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas. Isso porque esse tipo de prestação ou terceirização …