fbpx

O que você precisa saber sobre o desenvolvimento de software da sua empresa7 min read

Investir no desenvolvimento de software personalizado pode garantir uma grande vantagem sobre a concorrência. Confira o que você precisa saber sobre!

Com o passar do tempo e com a evolução dos negócios, alguns empresários começam a perceber que os softwares mais comuns usados na gestão, atendimento ou até mesmo nas vendas não atendem tão bem quanto poderiam atender aos seus anseios. E é nesse momento que pensam “será o momento de investir no desenvolvimento de software próprio?” 

Isso acontece porque à medida que o empreendimento vai crescendo ou se firmando no mercado, técnicos e gestores vão ampliando seu entendimento sobre os processos produtivos e tudo que os permeia. E com esse processo de amadurecimento, começam a enxergar formas de encurtar caminhos e torná-los mais seguros, o que também garante a redução de custos e, logicamente, aumento dos lucros. 

Como os negócios mais competitivos e que mais crescem são aqueles alicerçados em sólidas bases tecnológicas, mesmo os mais simples, investir em um software exclusivo, que tenha funcionalidades que atendam às especificidades da sua empresa, é uma excelente solução para não desacelerar ou ficar parado enquanto os concorrentes avançam. 

Se você está em dúvida sobre desenvolver ou não seu próprio software e não sabe como fazê-lo, este artigo pode te ajudar a decidir. 

Desenvolvimento de software interno ou terceirizado?

Esta é uma das primeiras perguntas que surgem assim que os gestores decidem por ter um software personalizado. Entre as alternativas mais comuns para desenvolver um software, estão a contratação de uma fábrica de software ou a formação de uma equipe interna. 

Vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada uma. 

Trabalhando com a prata da casa no desenvolvimento de software 

Entre as VANTAGENS de selecionar profissionais da própria empresa para tocar o projeto podemos destacar: 

  • O fato de já serem conhecidos e confiáveis;
  • O entendimento que eles já possuem sobre os processos internos;
  • A possibilidade de acompanhar o andamento mais de perto, ficando atendo aos prazos e ao orçamento;
  • Liberdade para aplicar a metodologia de gestão de projetos que achar mais adequada.

Por outro lado, há algumas DESVANTAGENS que pesam muito na balança: 

  • Nem sempre a empresa possui profissionais com todas as habilidades necessárias; 
  • O custo de manter profissionais exclusivamente em um projeto que não está relacionado à manutenção direta da produção, por um longo tempo, pode ser alto. 
  • Contratar profissionais e mantê-los na empresa apenas para desenvolver um novo software, demitindo-os depois, também pode sair caro. 

Passando a bola para uma fábrica de software

Com o aquecimento do mercado de tecnologia, as fábricas de software ou software factories têm ganhado a cena. Empresas de pequeno, médio e grande porte buscam soluções nestes fornecedores, que apresentam vantagens consideráveis que vão além do preço. 

Mas, afinal, o que é uma fábrica de software?

Uma fábrica de software é uma empresa de tecnologia que fornece softwares e aplicativos, organizando-se para isso como indústrias que produzem através de linhas de montagem. Recursos, processos e metodologias são padronizados e reutilizados em diferentes projetos, gerando economia de tempo, dinheiro e aumentando o nível de qualidade. 

A fábrica de software fornece sistemas, programas e aplicativos altamente personalizados, com o intuito de atender as demandas dos clientes. 

Neste artigo, nos aprofundamos mais no conceito e funcionamento das fábricas de software. Vale à pena dar uma lida! 

A estrutura básica necessária para o desenvolvimento de software 

Uma fábrica de software que se preze precisa oferecer uma organização em áreas, com profissionais de ponta, algo que custaria bem caro para a maioria das empresas. A estrutura básica de uma empresa desenvolvedora deve ter: 

  • Atendimento ao cliente: receber demandas, negociar prazos e administrar o relacionamento com os contratantes. 
  • Planejamento: análise e planejamento do projeto do cliente, com alocação de mão-de-obra, definição de prazos, orçamento, escolha de tecnologias e outros aspectos necessários para a execução da demanda. 
  • Produção: fabricação de softwares, aplicativos ou sistemas. 
  • Controle de qualidade: conferência do projeto e verificação do atendimento às exigências do cliente.
  • Suporte: manutenção e atendimento após a entrega do software. 

Principais vantagens de uma fábrica de software 

Baixo custo 

Baixo custo quando comparado ao desenvolvimento com uma equipe interna, que fique claro. A economia pode ser de até 30%, já que não será preciso contratar profissionais especializados, comprar equipamentos ou adquirir novas tecnologias. 

Rapidez na execução do projeto 

Fábricas de software mantêm equipes focadas exclusivamente na sua demanda, o que agiliza a construção do seu sistema ou aplicativo. 

Time de especialistas

Para sobreviver no mercado, as fábricas de software precisam manter um time de especialistas se atualizando constantemente. Só dessa forma eles poderão oferecer e desenvolver soluções modernas e competitivas para as suas necessidades. 

Conhecimento sobre novas tecnologias para desenvolvimento de software

O acesso a novas tecnologias é uma das principais vantagens listadas aqui. Afinal de contas, as fábricas de software precisam pesquisar constantemente novas ferramentas, linguagens e recursos para criar ou aprimorar os sistemas dos clientes. Sem dúvida, é outra excelente vantagem competitiva. 

Te deixa focado no core business

Contratar uma fábrica de software te mantém focado na sua área de atuação. Você não vai precisar se preocupar em administrar um novo projeto, em uma área que não domina, enquanto acompanha os processos rotineiros da sua empresa. As chances de não fazer bem nenhuma das duas coisas, são grandes. 

Algumas desvantagens de uma fábrica de software

Desconhecimento do seu negócio

Pode ser difícil encontrar uma empresa que conheça o suficiente sobre seu core business para entregar uma solução eficiente. 

Abrindo a porta para estranhos 

Por mais que você assine um contrato de confiabilidade com seu novo fornecedor, no final das contas, ele terá acesso à informações confidenciais e estratégicas sobre o seu negócio. É preciso conversar sobre isso e redobrar o monitoramento sobre a concorrência durante e depois da parceria. 

O que você precisa observar na hora de escolher um fornecedor para desenvolvimento de software

Com o mercado de tecnologia em alta, fábricas de software estão aparecendo aos montes. Se não ficar esperto e prestar atenção a alguns requisitos básicos que uma empresa deve ter, as chances de você se meter numa furada são grandes.

Quando começar a pesquisar fornecedores para o seu software, prepare um checklist com os seguintes tópicos: 

Avalie a equipe escalada para o desenvolvimento de software

Poucos gestores fazem isso e, às vezes, só descobrem tardiamente que a empresa contratada colocou o seu projeto nas mãos de profissionais que não possuiam experiência, conhecimento sobre o setor ou todas as habilidades necessárias para a demanda. Isso pode gerar atrasos, retrabalho e custos não esperados.

Não se sinta acanhado em pedir o currículo de todos os profissionais que estarão envolvidos no desenvolvimento do seu software. Além disso, pesquise o portfólio da empresa e tente encontrar clientes da sua área de atuação. 

Procure especialistas no seu nicho 

Algumas fábricas de software topam qualquer parada. Outras, se especializam em um nicho e passam a oferecer soluções baseadas nas necessidades das empresas que o exploram. Quanto mais um fornecedor souber sobre o seu negócio, melhor será o seu atendimento. Ele poderá, inclusive, propor melhorias ou sugerir alterações na sua proposta, tendo em vista que já desenvolveu aplicações para outras empresas da área e conhece o caminho das pedras.

As empresas especializadas no atendimento da sua área também poderão te ajudar a encontrar formas de superar seus concorrentes, escolher tecnologias de ponta no setor e adotar outros diferenciais competitivos para o seu software. 

Entre em contato com os últimos clientes da fábrica de software 

Depois que tiver selecionado algumas fábricas de software que parecem ser mais interessantes para o seu projeto, pesquise quais foram os últimos clientes e entre em contato com os gestores responsáveis das empresas. Diga que você gostaria de contratar um fornecedor que já passou por lá e que você gostaria de saber como foi a experiência. Seja cordial e deixe claro que é uma conversa sigilosa. Pergunte sobre prazos, relacionamento, suporte e gestão do orçamento do projeto. Pergunte também quais foram os resultados alcançados com o novo software. 

Seja bastante crítico em relação aos prazos  

Muitas fábricas de software vão tentar te ganhar garantindo prazos irreais. Mas como saber qual é o tempo médio para desenvolver o seu projeto? Se você não tem um profissional de TI interno para te ajudar, o jeito vai ser tirar uma média das respostas de vários fornecedores. 

Outra forma de perceber se a fábrica de software em análise está passando um prazo que vai estourar na sua cara tão fácil como uma bolha de sabão, é começar a destrinchar as etapas do projeto e questionar o tempo previsto para cada uma. 

Várias fábricas de software até cumprem os curtíssimos prazos prometidos, mas entregam produtos de baixa qualidade, com erros nos códigos, por exemplo. 

Fique muito atento ao contrato 

As cláusulas de um acordo podem definir, no final das contas, qual fábrica de software você vai escolher. Quando for analisar o documento, verifique se estão detalhados todos os serviços e entregas de responsabilidade da empresa de desenvolvimento. Analise também quais são as suas responsabilidades durante o desenvolvimento do projeto e se estão previstas as etapas de testes e correções necessárias. 

Defina um teto para o orçamento

Os orçamentos para o desenvolvimento de software podem variar muito de uma fábrica para outra e isso pode ser causado pelas tecnologias utilizadas, pelo atendimento e pelo suporte, entre outros fatores. O ideal é que você defina um valor máximo a ser investido antes de sair à procura de um fornecedor, para não correr o risco de ser “encantado” durante uma consultoria, por exemplo, e acabar contratando serviços que não precisa por valores superiores ao que deveria, realmente, pagar. 

Só saia à caça com um briefing detalhado

“Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve.” Isso quer dizer que, se você não tiver um briefing ou um planejamento para apresentar à fábrica de software cotada para te atender, com objetivos e metas claras, ela não vai poder precificar direito e nem calcular prazos com precisão. Sem um briefing, você também não conseguirá comparar as alternativas de contratação, já que os parâmetros serão muito diferentes. 

Que se inicie a busca!

Diante do que vimos, fica fácil concluir que contratar uma empresa especializada é uma excelente alternativa para o desenvolvimento de software personalizado. A economia de recursos, a qualidade técnica e o acesso a tecnologias inovadoras são algumas das vantagens que podem ser convertidas em diferenciais altamente competitivos no seu mercado. 

Precisa de ajuda para desenvolver seu software? 

Se você está convencido de que contratar uma fábrica de software é o caminho mais seguro, rápido e econômico para a sua empresa, mas ainda tem dúvidas específicas sobre o seu projeto, nós podemos ajudá-lo! Agende uma conversa com um dos consultores da ITSS Tecnologia para que possamos entender suas necessidades e conhecer o cenário em que se encontra, a afim de traçar um plano de ação dentro da realidade do mercado. 

As soluções fornecidas pela fábrica de software da ITSS Tecnologia possuem alto nível de personalização, o que agrega valor e contribui para que os clientes apresentem outro diferencial competitivo no setor em que atuam. Desenvolvemos programas, sistemas e aplicativos específicos para a necessidade de cada negócio, nas mais diversas plataformas e linguagens: ABAP, JAVA, .NET, PHP, Javascript, React, Angular, NODE, IOS, Android, e muitos outros. 

Visite o site da fábrica de software da ITSS Tecnologia e conheça nossa metodologia de trabalho. 

Agora, conte pra gente: como é o software que está pensando em desenvolver? Já contratou uma fábrica de software alguma vez? Quais são suas maiores dúvidas? Deixe seu comentário! 

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.