fbpx

Outsourcing de TI: conheça as modalidades de trabalho possíveis2 min read

O outsourcing de TI é um estilo de serviço muito popular e que traz grandes benefícios para inúmeras empresas. Conheça mais sobre!

Quando uma empresa cresce, a sua TI precisa se expandir junto. No entanto, simplesmente aumentar a equipe e incrementar novas ferramentas do zero pode custar mais do que o esperado e ainda demorar a trazer resultados. Por isso, optar por alguma modalidade de outsourcing de TI para a sua organização pode fazer a diferença.

O outsourcing de TI é uma forma de terceirizar os serviços do setor com provedores de serviço externos. A ideia é utilizar a mão de obra qualificada de uma empresa especializada para uma parte dos encargos da área. Assim, a sua equipe de TI pode assumir um papel mais estratégico focando no que é necessário para o crescimento do negócio.

Para entender melhor como o outsourcing de TI pode ser utilizado dentro da sua empresa, é preciso conhecer primeiro as modalidades de trabalho possíveis. Confira os três tipos e a vantagem de cada um.

Offshore outsourcing

As modalidades de outsourcing de TI são relativas ao local onde são realizados. No caso de offshore, isto implica na contratação de uma equipe de outro país. Assim, enquanto sua empresa fica no Brasil, parte da estrutura e suporte de TI é feito por profissionais do exterior e vice-versa.

Esta escolha é feita porque certos países em desenvolvimento oferecem uma mão de obra barata neste segmento. São nações que encorajam esta forma de trabalho para empregar sua população através de incentivos fiscais e facilidades burocráticas. Outra vantagem desta modalidade é aproveitar procedimentos e recursos tecnológicos que não existem por aqui.

O offshore outsourcing em TI tipicamente utiliza serviços de países como Índia, China, Filipinas e Rússia. A Índia particularmente é muito requisitada por ter profissionais que já falam inglês, o que reduz a barreira de linguagem.

Nearshore

O nearshore outsourcing é outra modalidade que utiliza uma equipe no exterior. A diferença é que em vez de escolher países distantes, ele investe na terceirização mais próxima. Podem ser países vizinhos ou países que falem o mesmo idioma.

Uma das maiores vantagens é a redução da barreira cultural, o que facilita a comunicação. Trabalhar em um fuso horário mais próximo é igualmente útil. Principalmente considerando que os países escolhidos para o offshore outsourcing estão em média 12 horas a nossa frente.

O nearshore ainda permite reduzir custos de TI da mesma forma que o offshore. Além disso, a burocracia entre países do Mercosul é facilitada pelos tratados comerciais. Por ser mais perto, ainda gastará menos com passagens aéreas caso precise visitar a sede da empresa de outsourcing de TI e vice-versa.

Onshore

O terceiro modelo, onshore outsourcing, trabalha ainda mais próximo ao contratar serviços locais, no mesmo país. Em alguns casos pode ser feito até com empresas da mesma cidade. Desta forma, toda sua equipe de TI, até mesmo a terceirizada, ficará dentro do Brasil, facilitando a comunicação no setor.

O onshore outsourcing de TI é interessante porque permite aumentar a área de TI sem ter que arcar com um escritório físico. Não só a admissão de pessoal como a compra ou aluguel de computadores ou tablets se torna uma responsabilidade da empresa contratada. Isso permite expandir o setor com custos baixos enquanto ainda mantém controle do TI.

O melhor de tudo é que esse serviço de outsourcing é um recurso que pode ser utilizado em qualquer empresa, bastando escolher a modalidade que mais se adéqua à situação do seu negócio. Assim, qualquer instituição pode se aproveitar da flexibilidade e das vantagens destes serviços para aperfeiçoar a sua produção.

Aqui na ITSS Tecnologia temos excelentes profissionais que de adequam a essa última modalidade de trabalho. Quer conhecer mais sobre? Então acesse nosso site e entre em contato conosco!

Mais artigos para você

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!

Software de manutenção industrial: vantagens e como ele pode ser um poderoso diferencial para sua empresa

Conheça aqui quais são as vantagens de um software de manutenção industrial e o quanto ele pode melhorar o desempenho da sua indústria.