fbpx

Por que é cedo demais para falar sobre Indústria 5.0 no Brasil?2 min read

Nosso país ainda engatinha quando o assunto é indústria 4.0, mas já tem se ouvido falar sobre indústria 5.0. Entenda por que é cedo demais para isso.

Pode ser que no Japão já seja possível falar sobre indústria 5.0, no entanto, esse ainda é um tema distante da realidade brasileira. Na verdade, nem mesmo a indústria 4.0 foi aceita em todo o país, existe um longo caminho que ainda precisa ser percorrido.

Apesar disso, nada nos impede de compreender melhor o que é a Sociedade 5.0 de que tanto falam e porque ela ainda é algo tão distante para nosso país.

O que é indústria 4.0 e 5.0?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre indústria 4.0 ou ao menos já lidou com algumas das tecnologias que fazem parte dessa revolução. Essa quarta onda, como também é conhecida, tem o objetivo de mudar não só a forma como produzimos, mas também como nos conectamos ao mundo.

E quando citamos essa conexão, ela é literal, a internet das coisas é um exemplo claro disso. Como assim? Você provavelmente tem um smartphone certo? E você está conectado ao seu relógio? Ou a sua TV? No futuro, você poderá se conectar com a sua casa (na verdade isso já é possível), com seu carro e com uma infinidade de outras coisas.

Além da internet das coisas, o uso de inteligência artificial, do big data e dos robôs é muito comum da indústria 4.0, mas voltemos ao foco do nosso texto.

O que é a sociedade 5.0 ou indústria 5.0?

Acreditem ou não, esse novo conceito foi apresentado ao mundo há alguns anos atrás, mais especificamente em 2017. Foi durante a CeBIT (maior exposição comercial do mundo) do ano em questão, que o termo foi apresentado pela primeira vez pelo ministro japonês Shinzo Abe. O discurso prometia um novo modelo de sociedade em que a tecnologia seria utilizada para promover o bem estar humano.

Sabe todas as tecnologias desenvolvidas e implementadas na indústria 4.0? O intuito é utilizá-las com foco em promover uma sociedade melhor para todos. Dessa forma é possível buscar um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável.

E o Japão tem seguido todos os preceitos para tornar esse tipo de sociedade possível, até mesmo campanhas em vídeo são criadas para estimular a população.

Porque essa é a uma realidade tão distante para o brasileiros?

Industry 4.0 and industrial internet of things concept with vector illustration of a connected digital world

Apesar dos inúmeros benefícios que a Indústria 4.0 tem a oferecer, são poucas as empresas que estão dispostas a investir e transformar todo o seu mindset. De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, apenas 15% do setor de manufatura tem investido em ferramentas dessa nova revolução.

E na verdade, grande parte dos gestores não se sentem preparados para essa nova fase. Na verdade, há inúmeros outros dados que mostram o quanto nosso país está atrasado nesse quesito. Como por exemplo, no Indíce Global de Inovação, nosso país ocupa a 66° posição, mesmo tendo uma das maiores economias do mundo.

E é por esse motivo que a indústria 5.0 é algo tão distante, é preciso estar bem paramentado para então evoluir para essa sociedade em que a tecnologia trabalha em nosso favor. Não é possível queimar etapas nesse processo, a implantação de tantas ferramentas e soluções tecnológicas exigem mudanças que vão além dos equipamentos. É preciso mudar também a forma como lidamos com a tecnologia e como encaramos seu avanço.

Quer se aprofundar mais no tema? Então confira: Porque a indústria 4.0 é essencial para garantir a evolução da sua empresa?

Mais artigos para você

Negros no mundo da tecnologia: uma luta diária pelo reconhecimento

É provável que você não conheça os grandes cientistas e inventores negros no mundo da tecnologia. E infelizmente, essa é …

Saas: o que é e quais são seus benefícios?

O saas é um tipo de software de serviço. Seu processo de contratação e implementação é muito mais simples que os comuns. Conheça mais sobre!

Aprenda a implementar metodologias ágeis na manutenção industrial

Sim, é possível utilizar metodologia ágil na manutenção industrial, é claro que são necessários alguns ajustes e nós vamos te falar quais são!

5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial

Aprenda quais passos são cruciais na hora de reduzir os cursos da manutenção na seua empresa.Existem boas práticas que vão te ajudar a economizar!

Porque você deveria buscar a humanização do atendimento no seu negócio?

Um dos pontos que mais tem atraido a atenção dos clientes é a humanização do atendimento. No service desk isso é ainda mais crucial. Entenda o porquê disso.

5 informações que são indispensáveis no PCM

Estruturar um bom PCM requer algumas informações cruciais para garantir que ele realmente funcione e seja efetivo. Confira quais são aqui!