SAP lança solução S/4 HANA em nuvem pública no Brasil2 min read

A empresa alemã criadora de softwares de gestão empresarial, SAP, avançou mais um passo no Brasil. Após o sucesso do famoso sistema SAP ERP, que tem a função de organizar todas as áreas de uma empresa de maneira segmentada, a empresa lançou em março deste ano o seu mais novo produto: S/4 HANA.
 
O software, que funciona como serviço para nuvem pública (SaaS), se diferencia do ERP tradicional uma vez que, além de otimizar as funções internas de uma empresa (área financeira, de recursos humanos, contratos, serviços, entre outras), ele também otimiza as externas. Dessa maneira o S/4 HANA conecta a sua empresa com pessoas, outras empresas, redes de negócios, Big Data, entre outros universos, tudo através da nuvem pública.
 
De acordo com especificações da empresa sobre a novidade, o software tem como público-alvo as empresas de médio porte e as subsidiárias de grandes negócios. Isso se aplica às empresas que possuem no mínimo 100 funcionários que irão atuar na rede. Por conta disso, a implementação do sistema é mais rápido que o tradicional (vai de 12 a 16 semanas em uma empresa desse porte) e os custos para manutenção também são consideravelmente menores, uma vez que se trata de uma tecnologia em nuvem.
 

 
Para que o software funcione de maneira satisfatória são previstas atualizações trimestrais para oferecer novas funções para os clientes sem custo adicional. É importante ressaltar que todos os gastos com a segurança das informações contidas no novo software são de total responsabilidade da própria SAP. Apesar dos benefícios previstos com o S/4 HANA, a maioria das empresas que utilizam o ERP, ainda estão receosas com a migração no sentido da funcionalidade, retorno incerto de investimento e desgaste com a atualização.
 
O mercado SAP no Brasil
 
Há 19 anos atuando no Brasil, a SAP veio para facilitar a vida das empresas. Antes da sua chegada no país era necessário um software para cada departamento de uma empresa, o que demandava mais custos, mais trabalho e menos rapidez na otimização das informações. Por conta disso, o mercado SAP expandiu rapidamente, conquistando os empresários brasileiros.
 
Quando chegou ao Brasil seu foco eram empresas de grande porte, com mais de 3 mil funcionários. Porém, devido à grande quantidade de pequenas empresas existentes no país e que se interessaram pelo serviço, a SAP viu a necessidade de se adequar a esse nicho brasileiro, criando a SAP Business One, que conta com a mesma funcionalidade do software ERP, só que com uma estrutura mais enxuta, otimizada e economicamente mais vantajosa.
 
Satisfação brasileira
 
Segundo pesquisa do setor realizada em 2017, foi concluído que 77% das empresas que estão utilizando os serviços do software ERP consideram-se satisfeitas com os resultados proporcionados pela tecnologia em suas empresas. Somente 4% dos usuários alegaram não estar contentes com o software. Além disso, a expectativa desse mercado no Brasil continua em ascendência. Segundo estimativas, até o ano de 2020, 70% das operações e investimentos na área de tecnologia da informação serão em sistemas que funcionam na nuvem (cloud).

Mais artigos para você

Indústria 4.0: a ascensão de uma nova era industrial no Brasil

O termo “indústria 4.0” tem se tornado cada vez mais comum e recorrente. É um movimento inevitável, mas será que nosso país está preparado para isso?

10 ferramentas para otimizar a gestão da manutenção industrial

A manutenção industrial é vista por muitos empresários como mais um gasto. Nada poderia estar mais longe da verdade, principalmente quando são …

Descubra como usar UX Design para vender mais

O UX Design, ou User Experience Design, é uma área da comunicação que abrange a experiência como um todo do …

Porque utilizar um software de manutenção industrial?

A invenção do software de manutenção industrial promoveu avanços inovadores para os setores industriais. Eles promovem a melhoria dos processos de …

Principais indicadores da Manutenção Industrial

Para ter um bom controle de como anda a manutenção da sua empresa é imprescindível ter os indicadores de manutenção. Eles são cruciais no processo.

Fábrica de software: o que é e quando você deve terceirizar a produção de software para o seu negócio

Em abril deste ano, uma renomada instituição de ensino superior, presente em todos os estados brasileiros, se viu às voltas …