fbpx

Sua empresa já deu início a digitalização do RH? Entenda porque isso deve ser uma prioridade4 min read

A sociedade vive um momento de transformação digital, uma vez em que tudo se resolve com um clique e temos todas respostas ao alcance das mãos, é necessário tornar-se digital. Todas as áreas tem se transformado e hoje vamos falar mais especificamente sobre a digitalização do RH.

A digitalização começa na forma de pensar, na mudança de comportamento da empresa. Esse processo começa na atualização da cultura da empresa e se consolida na implementação de novos sistemas. 

Quando pensamos em digitalização, empiricamente vem o pensamento de “máquinas substituindo pessoas”, e realmente isso é assustador. O fato é que quanto mais evoluímos no quesito valorização humana, mais necessária se torna a digitalização da empresa, em especial do RH. E para que ela seja eficiente, a criatividade e o comprometimento humano é crucial.  

Diferente da maioria dos departamentos, o RH tem processos e rotinas muito manuais. Trazer a digitalização para o RH é torna-lo mais intuitivo e melhorar a performance nos processos, fazendo com que o setor se torne mais estratégico, focando mais na evolução humana e deixando a máquina fazer o burocrático. 

Benefícios de investir na digitalização do RH 

1 – Informação de forma mais ágil com a digitalização

Com os documentos digitalizados, é mais pratica a busca dos mesmos. O arquivamento se dá de forma organizada e acessível, tanto para casos de desligamento, quanto para, caso haja uma mudança de equipe. A atualização de informações se torna mais rápida. 

Dessa forma, o serviço de departamento pessoal se torna mais rápido de ser concluído, permitindo com que o time do RH, tenha mais tempo para demandas estratégicas. 

2 – Integração com outros departamentos

Financeiro e contabilidade são departamentos que são interligados com RH, a troca de dados entre os mesmos é crucial, a partir do momento que existe um sistema digital, se torna mais fácil essa troca de dados. 

Demandas como a elaboração da folhas de pagamento, prontuários, cálculos de rescisão, processo admissional e demissional, descontos, benefícios, dentre outros se tornam integrados, tornando o processo mais assertivo. 

3 – Armazenamento de documentos na nuvem 

Com todos os arquivos em nuvem o manuseio se torna mais prático. O acesso remoto torna mais ágil a conferencia e os fechamentos. Entretanto, é também uma forma de ajudar nas práticas sustentáveis pois diminui o consumo de papel, por exemplo. 

4 – Otimizar os processos de recrutamento e seleção 

Um dos pilares do RH, é o processo de recrutamento e seleção, porém o mesmo demanda tempo e mão de obra. Quando bem feito, ele não só traz bons talentos para a empresa, como poupa recursos. 

Por isso, é uma ótima opção contratar um software para ajudar nesse processo, desde o teste de perfil ao teste de Q.I e alinhamento do candidato à vaga, tudo pode ser feito digitalmente. Isso otimiza o tempo dos profissionais de RH e permite que o trabalho seja feito de forma mais ágil. 

5 – Conferência do Turnover 

digitalizacao-do-rh

No processo de digitalização do RH, surgiram algumas ferramentas que conseguem mensuram os motivos de rotatividade dos colaboradores. Também é possível saber o quanto custa financeiramente a perca de cada talento e através desses dados desenhar estratégias que retenham talentos e melhorem a satisfação dos colaboradores. 

6 – Equipe de RH mais assertiva  

Nos últimos anos o RH vem tentando deixar de ser apenas o departamento pessoal, a intenção é agir de modo mais estratégico dentro das organizações. 

A digitalização do RH os colaboradores da área se tornam mais ágeis e mais produtivos, podendo assim focar no desenvolvimento das equipes. 

Com a digitalização do RH processos de vários setores serão aperfeiçoados, potencializando não só a velocidade das tarefas operacionais, mas também a gestão da motivação e satisfação do principal instrumento de valor da instituição – os colaboradores.  

Por isso, com a aquisição de ferramentas tecnológicas o comportamento da equipe será impactado, refletindo no seu rendimento e no clima organizacional. A digitalização do RH é indispensável para empresas que buscam otimizar a sua produtividade, reter profissionais e se destacar no cenário corporativo. 

Está claro que a digitalização do RH é algo que está acontecendo e qualquer empresa que queira se modernizar precisa se adequar a essa nova realidade. Entretanto, para isso é necessário deixar o tradicional de lado e se atualizar, seguem três dicas para iniciar esse processo: 

Redesenhe o Processo do seu RH 

Primeiramente, comece observando como a sua empresa direciona seu processo de RH, se há uma separação do departamento pessoal, ou se ainda não há esse entendimento. Levante os pontos a serem melhorados e faça uma auto analise da sua organização. 

Faça um mapa de melhoria com todas as áreas da empresa, converse com gestores e coringas de cada departamento e depois de analisar, levante as melhores ferramentas para essa transformação. 

Reprograme as experiências 

Cada colaborador tem uma visão diferente da vivência que tem com o RH, até a própria equipe de RH. 

Muito se fala de employee experience, que nada mais é que o colaborador no centro da empresa e isso começa desde a experiencia no recrutamento e seleção até a vivência do dia a dia. Por isso, explore as opiniões de seus colaboradores e assim desenhe como melhorar isso. 

Vale lembrar que gente se relaciona com gente e a digitalização do RH vem para melhorar essa troca. 

Invista em Tecnologia – Inicie a Digitalização do RH

Agora que já tem um diagnóstico da empresa, está na hora de por em pratica a digitalização do seu RH. Comece pelas áreas mais críticas e que demandam mais tempo e mão de obra. 

Uma dica, é observar o que já é usado por grandes empresas, dessa forma é possível avaliar as experiências de outras organizações. Isso irá ajudar a entender qual a melhor opção para o seu negócio. 

Também pesquise na internet softwares e plataformas de RH, peça demonstrações e estude cada solução em particular. Entretanto, nem sempre você encontrará uma solução completa em uma única plataforma, portanto trate uma dor de cada vez. 

Digitalizar o RH é a melhor forma de ter um total aproveitamento do departamento que é o coração da sua organização. O investimento na área transforma sua empresa e irá te ajudar a alcançar a satisfação do colaborador e ainda lucro financeiro e intelectual.  

A digitalização do RH, vem desmistificar de uma vez por toda, a crença de que maquinas vieram substituir as pessoas. Muito pelo contrário, se bem usadas, não existem melhores aliadas, pois nenhuma máquina tem a empatia humana. 

Gostou desse conteúdo? Então, continue a ler mais sobre!

Mais artigos para você

Squads as a service: entenda como funciona esse novo modelo de trabalho

Já ouviu falar sobre o squad as a service? Trata-se de um novo modelo de trabalho para desenvolvimento de projetos de forma ágil. Conheça mais sobre!

Comunicação Interna: Exemplo de 8 ações para torná-la mais efetiva

Nem toda empresa possui um time focado na comunicação interna, apesar de o mesmo ser estritamente importante, em todo e …

O que é manutenção? Entenda a importância da área para o futuro da indústria 4.0

Se você está em busca de compreender melhor o universo industrial, é provável que já tenha se perguntado sobre o …

O que é Lean Manufacturing: reduza os desperdícios e aumente o lucro da sua fábrica

Se você é da área da manutenção já deve ter se perguntando sobre “o que é lean manufacturing” e nós …

Gestão de ativos: entenda porque a confiabilidade é tão importante

Para manter as atividades fluindo adequadamente, uma produção contínua e garantir a produtividade de todos os colaboradores, é preciso que …