Recursos tecnológicos, as redes sociais e até mesmo formas de armazenamento virtuais geram muitas informações diariamente. Dessa forma, a necessidade de contratação de profissionais capacitados para atender a analisar esses dados aumenta constantemente. E é aqui que entra a análise de dados BI.
O Business Intelligence é uma ferramenta desenvolvida, no final da década de 70, para auxiliar nessa enorme demanda de análise e decodificação de dados. Ela foi criada para preencher a lacuna existente até então, nesse universo, e para ajudar no direcionamento de ações corporativas.
O que é Business Intelligence?
O termo Business Intelligence também é popularmente conhecido como BI e se trata de uma ferramenta de coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. A reunião desses dados de forma organizada e estruturada ajuda a otimizar a gestão empresarial.
Em síntese, é um sistema automatizado de gestão de dados que gera informações valiosas para gestores sobre seus departamentos. Com esse produto em mãos, se torna mais fácil elaborar estratégias e ações de Marketing, por exemplo.
Com dados BI, a intuição para construção de uma campanha dá lugar ao conhecimento e à precisão.
Dados BI na gestão de empresas
Desde sua criação, dados BI eram utilizados para desenvolver análises mais profundas sobre as empresas e, assim, influenciar na tomada de decisão de gestores. O avanço tecnológico permitiu que a ferramenta fosse ainda mais aprimorada e fornecesse mais informações relevantes.
Os dados BI, inclusive, auxiliaram na transformação digital de muitas empresas. Isso porque para ter acesso aos dados desejados, seria preciso se renovar internamente.
Hoje, por exemplo, milhares de companhias já adotam as redes sociais como parte do seu planejamento. Afinal, as plataformas são excelentes meios de divulgação e obtenção de dados. O objetivo de tantas aderências à ferramenta é o potencial competitivo no mercado.
Com informações valiosas nas mãos, conforme falamos, é possível traçar planos e colocar estratégias mais pertinentes em prática, para o momento. Dados BI ainda acompanham a trajetória das campanhas criadas, o que permite que gestores e empreendedores analisem a eficácia da estratégia ou partam para outra.
Por que investir em Business Intelligence dentro das empresas?
Além de devolver a capacidade de competir dentro do mercado com empresas concorrentes, o uso de dados BI apresenta uma série de outros benefícios. Confira, a seguir, os principais:
- Trata-se de um depósito de informações confiáveis sobre a empresa e seu mercado;
- Auxilia na organização corporativa e na criação de ações;
- Ajuda a tomar decisões mais precisas;
- Possibilita a projeção de mercado, enxerga oportunidades e analisa a atuação da empresa, através dos dados coletados;
- Facilita a compreensão de riscos e previne gestores contra possíveis crises.
Além disso, adotar dados BI como parte da estratégia da empresa é uma forma de economizar recursos financeiros, que poderiam ser mal gastos, e também o tempo dos funcionários.
Empreendedores e grandes empresários já entendem a necessidade de implementar dados BI na sua rotina corporativa.
Afinal, a globalização atingiu muitos níveis dentro da nossa sociedade. Um deles: a economia. Logo, é preciso estar atualizado e apostar em informações confiáveis e de qualidade.
Quer continuar a ler mais sobre? Então confira: Conheça o jeito certo de realizar o controle de dados BI