fbpx

11 problemas na contratação de um software de gestão comum2 min read

O processo de contratação de um software de manutenção é mais complexo do que se imagina. Existe uma série de requisitos que devem ser levados em conta.

Ainda hoje, a promessa de que um software de gestão pode disponibilizar informações de toda a empresa, para obter melhores resultados de negócios, não está sendo alcançada em muitas organizações.

Com tantos tipos diferentes de documentos e muitos formatos chegando de diversas fontes dentro e fora da organização, não é um desafio simples. Além disso, muitas organizações têm mais de um, se não vários, repositórios dessas informações, criando silos de dados difíceis de compreender.

1. Não conhecer a melhor ferramenta

Muitas vezes, os gestores não sabem qual é a melhor ferramenta de software de gestão que pode ser adicionada à empresa. E por isso, acabam gastando demais em uma que não vai ser ideal para aquele serviço.

2. Não fazer um bom planejamento

A implantação de forma inadequada pode causar diversos problemas futuros. Por isso, o bom planejamento é ideal para a empresa, até mesmo para otimizar os erros e os processos do negócio.

3. Basear-se em decisões top-down

Um erro muito comum é quando a decisão de implementar esses serviços de gestão parte dos donos das empresas. Principalmente quando decidem não colocar funcionários-chave para analisar e discutir as necessidades dessa função. Funcionários esses que conhecem muito bem a empresa.

4. Não preparar a empresa para a mudança

Não é apenas instalar um software de gestão, vai muito além. A empresa não vai, simplesmente, fluir melhor.

É necessária toda uma preparação, inclusive para os funcionários aprenderem a usar, e muitas vezes isso não ocorre.

5. Deixar de lado a necessidade do suporte

Não é porque o software vai facilitar e ajudar na gestão do trabalho que não precisa de suporte. Não é apenas apertar um botão.

Durante o período de adaptação, surgem diversos problemas e dúvidas, e é por isso que o suporte é tão importante.

6. Esquecer da manutenção

Mesmo que o software funcione bem, em algum momento, vai precisar ser atualizado. Ainda mais com todo o avanço tecnológico e se essa atualização passar despercebida por falta de atenção e manutenção, a empresa pode ficar na mão.

7. Não prestar atenção no licenciamento

Um software também precisa se manter licenciado, já que a maioria cobre taxas sobre algumas formas de uso, como manutenção e suporte. Ainda há serviços que partem de setores terceirizados, nuvens etc. Caso as empresas não se atentem a isso, podem sair no prejuízo.

8. Sistemas antigos que permanecem ativos

Muitos funcionários vão dar preferência ao sistema antigo, ao qual já estão acostumados, caso estes permaneçam ativos. Logo, é importante que sejam desligados.

9. Não procurar saber as qualificações do fornecedor

Algumas empresas não procuram saber sobre a reputação do vendedor no meio, opiniões de outros clientes etc., e acabam se afundando pela boa lábia do fornecedor.

10. Ignorar a escalabilidade

Caso você não pense em seus planos de crescimento, vai precisar trocar seu software muito rápido. Dessa forma, gastará mais dinheiro. A escalabilidade é a capacidade da solução de acompanhar o crescimento dessa empresa e é de extrema importância levá-la em conta.

11. Achar desnecessário o investimento em segurança

Não é. Pelo contrário, é extremamente necessário investir na segurança de seus documentos e dados. Uma empresa que não investe em segurança está muito mais suscetível e frágil a acessos indesejados.

É importante estar sempre atento para não cometer algum desses erros com sua empresa. E caso tenha cometido, procure repará-los o mais rápido possível para que seu negócio continue se desenvolvendo bem.

Se precisar de ajuda para este ou outros tópicos no segmento, não deixe de entrar em contato conosco. Teremos o prazer em auxiliá-lo durante o processo, aliás, se está a procura de uma solução específica para o seu negócio, conheça melhor nossa fábrica de software.

Mais artigos para você

Squads as a service: entenda como funciona esse novo modelo de trabalho

Já ouviu falar sobre o squad as a service? Trata-se de um novo modelo de trabalho para desenvolvimento de projetos de forma ágil. Conheça mais sobre!

Comunicação Interna: Exemplo de 8 ações para torná-la mais efetiva

Nem toda empresa possui um time focado na comunicação interna, apesar de o mesmo ser estritamente importante, em todo e …

O que é manutenção? Entenda a importância da área para o futuro da indústria 4.0

Se você está em busca de compreender melhor o universo industrial, é provável que já tenha se perguntado sobre o …

O que é Lean Manufacturing: reduza os desperdícios e aumente o lucro da sua fábrica

Se você é da área da manutenção já deve ter se perguntando sobre “o que é lean manufacturing” e nós …

Gestão de ativos: entenda porque a confiabilidade é tão importante

Para manter as atividades fluindo adequadamente, uma produção contínua e garantir a produtividade de todos os colaboradores, é preciso que …