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Entenda a importância de ter relatórios gerenciais da TI no seu negócio2 min read

Os relatórios gerenciais são cruciais para que você entenda em que “pé” anda o seu negócio. Inclusive, a TI deve ter um relatório só para a área. Leia mais!

Assim como em qualquer outro setor, o departamento de TI precisa primar pela organização. Os relatórios gerenciais são fundamentais para o correto andamento dos serviços, tão necessários para o funcionamento da empresa.

Este artigo tem como objetivo informar você sobre a importância de manter este setor sempre em dia com suas responsabilidades.

Por que relatórios gerenciais são tão importantes?

A tendência de todo comércio de sucesso e bem estruturado é que, com o tempo, comece a crescer e, com isso, a demanda de troca de informações aumente. Os relatórios gerenciais são cruciais para que sua organização consiga funcionar corretamente.

Os relatórios gerenciais, grosso modo, são conjuntos de informações necessárias para desenhar o cenário atual de qualquer empresa, auxiliam em momentos de tomada de decisões importantes; no alinhamento de objetivos entre a alta diretoria e o departamento de TI. 

Uma empresa não é capaz de desenvolver-se sem organização clara e objetiva sobre todas as suas camadas. O departamento de TI, ao contrário do que muitos pensam, não é um complemento, mas um órgão vital para o funcionamento de todas as atividades profissionais, que possui grande capacidade de otimizar o negócio.

O que deve constar em um relatório de TI?

O tipo de relatório de TI que deverá ser usado em sua empresa vai depender de suas necessidades particulares. Não existe uma “receita de bolo” a ser seguida.

Entretanto, é preciso monitorar de perto os resultados alcançados pelo departamento e avaliá-los de forma a otimizá-los no futuro, se necessário.

Quais são os tipos de relatório para TI?

Existem quatro níveis que devem ser respeitados nos relatórios gerenciais de TI. São eles:

  • Disponibilidade: serve para detectar o período em que um ou vários equipamentos ficaram indisponíveis durante o serviço. Com isso, é possível inserir nos relatórios as necessidades mais urgentes em relação a software ou hardware, dependendo do problema. É por meio do relatório de disponibilidade que melhorias também podem ser sugeridas, por intermédio de novos investimentos;
  • Performance: a criação de um ecossistema favorável ao correto funcionamento da empresa vai depender de seu porte. O relatório de performance informa dados precisos sobre a capacidade da infraestrutura de TI e, com isso, é possível informar se os trabalhos estão sendo executados dentro das capacidades aceitáveis do sistema. Bem como o relatório de disponibilidade, o de performance também serve como ferramenta para a solicitação de novos investimentos na área, se necessário;
  • Acordo de Nível de Serviço (SLA): sua empresa precisa saber o grau de eficiência dos trabalhos entregues pelo departamento. Este relatório serve justamente para isso. O relatório é especialmente importante para empresas cuja área de TI possui infraestrutura de CRM;
  • Service Level Management (SLM): este relatório, em resumo, serve para monitorar se o SLA está sendo executado corretamente. O SLA pode ser comprometido sem o advento do SLM, portanto, as duas formas de auditoria devem estar sempre presentes.
Conclusão

A correta transmissão de dados entre a alta diretoria da empresa e o departamento de TI deve ser sempre clara e objetiva. Afinal, os relatórios gerenciais servem como forma de sanar possíveis falhas internas e garantir o funcionamento seguro e contínuo de todos os procedimentos alinhados na organização.

Leia mais sobre: Como manter sua infraestrutura de TI funcionando de forma plena?

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