O grande volume de dados e a quantidade de processos de TI que ocorrem simultaneamente nas empresas, acabam causando dificuldades para a gestão.
Geri-los com segurança e agilidade se torna uma tarefa complexa. E por isso, a equipe de Tecnologia da Informação (TI), muitas vezes fica com trabalho acumulado, já que sua função é fundamental para governança de dados como um todo.
Essa área, como muitas outras, dependem de processos bem definidos para que tudo flua da melhor forma possível e traga bons resultados.
Os problemas mais comuns de empresas que atuam nesse setor são:
- Processos mal definidos;
- Má administração do tempo;
- Tarefas mal definidas;
- Funções mal definidas de cada integrante da equipe.
Processos de TI são como um importante agregado de conhecimento e experiências, que facilitam toda a gestão da área.
Mais clareza dos processos
Quando se tem esses processos bem definidos é possível perceber os erros e acertos das ações cotidianas da equipe. Dessa forma, é possível sistematizar as melhores práticas para dinamizar as ações, lidar melhor com os riscos e minimizar as chances de erros na execução das tarefas.
Dessa forma, os processos de TI são extremamente úteis para padronizar as atividades da empresa relativas à TI. Os resultados obtidos garantem maior eficiência e garantia de entrega no tempo determinado.
Muitas empresas, tem percebido a relevância dessa gestão de processos e por isso tem olhado mais para dentro da organização.
E por conta disso, a gestão de processos começou a ser um ponto focal de várias organizações. Tudo isso para proporcionar processos mais fluídos, otimizados e, principalmente padronizados, que facilitem a rotina das áreas e do atendimento.
Consequências de processos mal definidos
Na hora de iniciar um novo projeto, a TI pode não levar muitas variáveis e características da empresa em conta, como:
- Tecnologia usada;
- Dados que circulam;
- Principais demandas dos setores;
Consequentemente, percebe-se um aumento de custos e a demora na conclusão das atividades, por isso é importante fazer o “trabalho de casa” e nós te explicamos como.
Como proceder?
É preciso alinhar os processos, desde o diagnóstico até a implantação de um novo sistema ou de uma nova solução. Um organograma que tenha parâmetros pré-definidos pode ajudar com isso.
O gestor de TI deve mapear e acompanhar de perto o andamento do trabalho realizado pelos colaboradores, e como as soluções estão impactando as áreas atendidas pela TI. Só assim, será possível encontrar os erros processuais e corrigi-los a tempo, evitando retrabalho e consequências negativas para a empresa.
Em meio aos processos, é preciso que a equipe e o gestor de TI fiquem abertos a sugestões de quem está envolvido diretamente no trabalho, independentemente de sua posição. Isso ajuda a entender as demandas e desenhar processos mais assertivos para saná-las.
Por isso, invista também no registro das atividades realizadas. Com os dados de todas essas atividades será possível quantificar o custo e o resultado do projeto como um todo.
Invista em Service Desk
O Service Desk é um serviço nascido a partir do Help Desk, utilizado por muitas empresas, com o objetivo de centralizar e gerir o serviço de apoio operacional para TI.
É uma excelente forma de unificar as necessidades da TI em único local, dessa forma é possível ter maior controle sobre todas as atividades que são desenvolvidas.
Pode ser um serviço primordial para a área de TI, já que ajuda a criar processos de melhoria contínua dentro da empresa com estruturas organizacionais completas e padronizadas.
Com o Service Desk, é possível controlar demandas, padronizar serviços e ainda avaliá-los para entender os resultados obtidos. Quer saber mais sobre? Fale com nossa equipe, com certeza, conseguiremos te apoiar!
Quer saber mais sobre? Confira: Entenda como funciona o service desk